Translate

sábado, 2 de outubro de 2010

Brasil é primeiro na Olimpíada Iberoamericana de Matemática

Equipe nacional ganhou duas medalhas de ouro e duas de prata

O Brasil ficou em primeiro lugar na 25ª edição da Olimpíada Iberoamericana de Matemática, realizada na cidade de Assunção, Paraguai. Com duas medalhas de ouro e duas de prata, o país foi o primeiro colocado entre os 21 países participantes. O time brasileiro obteve também a maior pontuação total da competição, com 133 pontos.



O estudante Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador (BA), que atualmente estuda na cidade de São Paulo (SP), obteve medalha de ouro com 38 pontos, a maior pontuação da competição. Deborah Barbosa Alves, de São Paulo, obteve também a medalha de ouro.



Gustavo Empinotti, de Florianópolis (SC), que estuda em São Paulo, e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro (RJ) conquistaram medalhas de prata.



Desde 1985, quando iniciou sua participação na competição, o Brasil conquistou um total de 89 medalhas, sendo 48 de ouro, 31 de prata e 10 de bronze.



A Olimpíada Iberoamericana de Matemática é realizada pelo Ministério da Educação e por sociedades de Matemática. Os objetivos principais da competição são: fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade iberoamericana, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar uma troca de experiências entre os participantes.



Este ano participaram da competição as delegações de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, representados por equipes de até quatro alunos, no total de 81 estudantes.



A participação brasileira na competição é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.



A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática.

(Com informações do Portal do MCT)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=73769

Nenhum comentário:

Postar um comentário