Translate

sábado, 2 de outubro de 2010

No encurtador de URL da Google, uma surpresa: a criação de códigos QR

Apresentado no fim de 2009, serviço da empresa finalmente passa a operar de modo independente.

A Google começa a oferecer um serviço de encurtamento de URL em modo independente, para concorrer com serviços como o Bit.ly e o brasileiro Migre.me.

google-url-shortener

Chamado Google URL Shortener, o serviço usa uma interface quase tão limpa como a da tela de buscas na web. Há uma caixa para a colagem do endereço longo do site e um botão Shorten (encurtar). Os endereços terão o prefixo http://goo.gl.

O Google URL Shortener já havia sido apresentado em dezembro de 2009 – mas, na época, o serviço só funcionava dentro de aplicações da própria Google.

A página do serviço da Google oferece estatísticas sobre a quantidade de clicks nas últimas duas horas, no dia, na semana e no mês. O usuário que se identificar com sua senha Google poderá construir um histórico do uso da ferramenta.

Na página de ajuda do serviço, a Google afirma que a elaboração do encurtador perseguiu três objetivos: estabilidade, velocidade e segurança. Neste último caso, a empresa afirma que um alerta será exibido caso de uma URL encurtada aponte para um site suspeito de abrigar malware, phishing ou spam.

Em relação a privacidade, a Google explica que as URLs encurtadas não revelam a identidade de quem as criou, e que o histórico das URLs só pode ser acessado pelo dono da conta. Além disso, as informações analíticas para todas as URLs encurtadas são exibidas de forma agregada.

A página de ajuda do serviço não detalha, no entanto, como a Google poderia utilizar as informações armazenadas.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/09/30/google-estreia-seu-encurtador-de-url/

Nenhum comentário:

Postar um comentário