Translate

sábado, 2 de outubro de 2010

Livro debate nacionalismos na literatura do século XX

"Os Nacionalismos na Literatura do Século XX: os Indivíduos em Face das Nações" reflete sobre a representação da problemática nacionalista nas literaturas europeias e brasileira no século passado

Organizada pela pesquisadora de História Literária e Literatura Brasileira Ana Beatriz Demarchi Barel, a obra reúne textos de especialistas em estudos literários para refletir sobre a representação da problemática nacionalista nas literaturas europeias e brasileira no século XX.



A antologia explicita o conflito inerente aos processos nacionalistas deste período: a tensão entre o valor do indivíduo e os grandes projetos nacionais concebidos tanto na Europa quanto no Brasil.



O livro apresenta artigos de Marc Weinstein, professor de Literatura Russa e Eslava na Universidade de Aix-Marseille, de Amina Di Munno, professora de Literatura Brasileira na Universidade de Gênova, de Ana Paula Arnaut, da Universidade de Coimbra, especialista de José Saramago, e de Regina Zilberman, teórica da Estética da Recepção e da Literatura Infantil. São privilegiadas as obras de Milan Kundera, Kafka, Lídia Jorge, Paolo Volponi, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Stefan Zweig, entre outros.



O livro é publicado pela Editora MinervaCoimbra. Mais informações pelos e-mails anabeatriz.demarchibarel@gmail.com ou livrariaminerva@mail.telepac.pt
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=73785

Nenhum comentário:

Postar um comentário