Translate

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Google anuncia busca por voz e navegação no Brasil

Rafael Rigues, PC World
28-10-2010
Aplicativos transformam o smartphone em um GPS automotivo e permitem pesquisas na Internet usando apenas a voz.
A Google está lançando no Brasil dois novos serviços para smartphones equipados com seu sistema operacional móvel Android. São eles o Google Voice Search e o Google Maps Navigation.

Com o Voice Search, o usuário passa a ser capaz de fazer buscas na internet usando apenas sua voz. Basta pressionar um botão, dizer o que você procura (por exemplo, "restaurante" ou "cinema") e os resultados aparecem na tela. Usando o GPS o sistema é capaz de limitar os resultados à região onde o usuário está, mostrando, por exemplo, apenas os cinemas das redondezas. A busca não se restringe só à internet e mapas, e também pode ser usada para procurar vídeos no YouTube ou discar para uma pessoa em sua lista de contatos.

Já o Google Maps Navigation transforma qualquer smartphone Android em um GPS automotivo, com instruções curva-a-curva e informações de trânsito. Para definir o destino o usuário pode digitar um endereço ou simplesmente falá-lo ao telefone. Ao contrário dos softwares de navegação já disponíveis, o Google Maps Navigation é completamente gratuito: não há mensalidades ou tarifas para atualização de mapas.

É necessário ter uma conexão à internet, via 3G ou Wi-Fi, para baixar os dados dos mapas, que são transmitidos para o aparelho em tempo real. O aplicativo é capaz de armazenar na memória do telefone as informações relacionadas aos próximos trechos do trajeto, para evitar interrupções caso haja perda momentânea do sinal de dados. Entretanto, não é possível armazenar previamente todo o trajeto, o que torna o aplicativo inútil se você pretende dirigir até um local sem nenhuma cobertura da rede de telefonia celular. Segundo Hugo Barra, engenheiro da Google, a capacidade de pré-carregar e salvar uma rota é algo que está previsto para futuras versões do aplicativo.

Ambos os novos aplicativos da Google estão disponíveis gratuitamente no Android Market, e são compatíveis com qualquer smartphone com o sistema operacional Android 1.6 ou superior. O Google Voice Search também tem versão para o iPhone, basta instalar a "Google Mobile App", disponível gratuitamente na App Store.
Fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/10/28/google-anuncia-busca-por-voz-e-navegacao-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário