Translate

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reitores entregam diretrizes do consórcio das universidades mineiras ao Ministro da Educação

Documento preliminar com as propostas que embasarão a criação do consórcio das sete universidades mineiras das regiões Sul e Sudeste de Minas será entregue nesta segunda-feira ao ministro da Educação, Fernando Haddad

A proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio (PDIC) é um instrumento de planejamento e de gestão, formulado de forma coletiva e que contém os objetivos e as diretrizes das universidades consorciadas para o quinquênio 2011-2015.

O plano está sendo debatido nas comunidades acadêmicas de cada instituição e apreciado pelos Conselhos Superiores. Farão parte do consórcio as universidades federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João Del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV).

A minuta do PDIC foi idealizada por representantes da comunidade acadêmica das universidades, em reuniões realizadas nos últimos meses. O objetivo do documento é subsidiar as discussões nos conselhos superiores e nas comunidades de cada instituição.

A criação do consórcio permitirá a integração acadêmica nas áreas de ensino, principalmente no que se refere à mobilidade estudantil, pesquisa e extensão, maior eficiência na captação e aplicação de recursos, parcerias para atuação nas áreas de inovação e novas tecnologias e desenvolvimento social e em outras áreas estratégicas, visando ao desenvolvimento institucional e à capacidade de apresentar propostas para a solução de problemas sociais do Estado de Minas Gerais e do país.

Segundo o reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, que coordena os trabalhos de elaboração das propostas do consórcio, "os documentos apresentados ao MEC apresentam propostas altamente relevantes e estratégicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e devem ser debatidos em profundidade pelos conselhos superiores e comunidade das universidades, para, então, decidirmos os caminhos a seguir. A proposta do consórcio só terá sucesso se for construída com muito diálogo inter e intra-campus".

Confira alguns itens do projeto:

- Perfil institucional

O consórcio reúne 239 cursos de graduação, oferece mais de 13 mil vagas e atende a mais de 48 mil alunos matriculados na graduação presencial. Já na pós-graduação, oferece 145 programas, sendo quatro com conceito 7, máximo definido pela Capes, três com conceito 6 e 20 com conceito 5, todos considerados de excelência. São mais de 3 mil alunos de mestrado e 1.700 de doutorado. Se consorciadas, as sete universidades reúnem 4.390 docentes e 5.968 técnico-administrativos.

- Mobilidade acadêmica

Implantação da matrícula cruzada para permitir que alunos façam disciplinas entre as consorciadas; realização de treinamentos em novas tecnologias de pesquisa e ensino; formação de um banco de assessores e consultores; troca de experiências e contribuição para capacitar pessoal de outra instituição. Outro ponto de convergência é a criação do Centro de Estudos Avançados, uma estrutura presente em grandes academias e fundamental para pensar estratégias para a ciência, ensino e cultura.

- Assistência estudantil

Para possibilitar que os alunos se matriculem interinstitucionalmente em uma das setes universidades a serem consorciadas, o grupo de Assistência Estudantil está desenvolvendo políticas que viabilizem esses trâmites inclusive para aqueles discentes que possuem vulnerabilidade socioeconômica. A Assistência é a responsável por ser gestora dos equipamentos sociais que garantem a permanência dos alunos no ensino superior.

- Vestibular e graduação

Uma das mudanças mais significativas propostas é a uniformização do processo seletivo entre as sete consorciadas. Além disso, será sugerida a criação de um Núcleo de Estudos Pedagógicos, que dentre outras funções, analisaria a criação de novos cursos nas diferentes áreas do conhecimento relacionado às potencialidades das diversas regiões das instituições. As universidades consorciadas pretendem ainda criar cursos curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e em Artes e Design com ciclos complementares profissionalizantes.

- Pesquisa e pós-graduação

As consorciadas pretendem criar um Centro de Estudos Avançados visando à integração, ao fortalecimento e à expansão da pesquisa e da pós-graduação e a melhoria da inserção internacional da pesquisa brasileira. Pretende-se ainda criar programas de pós-graduação compartilhados em áreas estratégicas e mecanismos de cooperação entre os programas. As universidades também pretendem desenvolver projetos e formação de núcleos de estudos prioritariamente nas áreas de nanotecnologia, bioenergia, biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade, fitoterápicos e educação. Deverão ser criados centros de pesquisa em áreas estratégicas compartilhando infraestrutura de laboratórios.

- Extensão e cultura

A proposta é realizar através de um corredor cultural, a circulação e intercâmbio de grupos e artistas das universidades. Pretende-se também unir esforços para realizar projetos de extensão nas áreas de gestão de resíduos e de ações voltadas para políticas públicas.

- Localização geográfica

A iniciativa pioneira da criação do consórcio das Universidades do Sul-Sudeste de Minas Gerais surge da constatação de que essas instituições apresentam características comuns e complementares que facilitam sua associação. A localização geográfica e a proximidade entre elas é fator preponderante para a criação do consórcio, uma vez que esta é a única região do Brasil que possui sete universidades separadas por um raio de cerca de 200 km. Além disso, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), todas as instituições oferecem cursos de qualidade, apresentando na graduação Índice Geral de Cursos (IGC) com valores entre quatro e cinco, e pós-graduação avaliada como excelente pela Capes, inclusive em nível internacional.

A proposta que será apresentada ao MEC prevê ainda uma estrutura administrativa para o Consórcio. Instituições de incentivo à pesquisa e empresas já demonstraram interesse em financiar programas e projetos compartilhados pelas universidades consorciadas.
(Assessoria de Imprensa da Ufop)
fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=74272

Nenhum comentário:

Postar um comentário