Translate

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Celulares podem estar matando abelhas.

Entenda a relação
Campo eletromagnético gerado pelos celulares deixa abelhas desnorteadas, até finalmente caírem mortas no chão

Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia afirmam que conversas por celular podem resultar na morte de abelhas. Em relatório, o pesquisador-chefe Daniel Favre explicou que sua equipe fez 83 experimentos que gravaram as reações das abelhas com celulares em chamada, ligados (mas fora de uso) e desligados.

Quando os celulares estavam recebendo ou fazendo chamadas, o som emitido pelos insetos aumentou 10 vezes em relação aos celulares desligados. Em seguida, as abelhas ficaram desnorteadas, até finalmente caírem mortas no chão.

As abelhas emitem ruídos mais altos apenas como sinal para saírem da colméia. O campo eletromagnético do celular induz o ato, que pode gerar sérios problemas para uma colônia.

Outros fatores também podem contribuir com a morte dos insetos. Poluição do ar, uso de pesticidas e alterações climáticas são alguns dos exemplos citados pela ONU em 2008.

As abelhas são umas das principais responsáveis pela polinização natural de plantas. Em cada 100 plantas cultivadas pelo homem (90% são consumidas), 70 são polinizadas por abelhas. Sem a polinização pelos insetos, algumas plantas - que não podem se auto-polinizar -, deixariam de se reproduzir e, assim, deixariam de existir com o tempo.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/celulares_podem_estar_matando_abelhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário