Translate

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Empresa lança "Supercomputador Pessoal" de R$ 65.000

Redação do IDG Now!
18-05-2011
Poder de processamento do HPC pode chegar a até 4 teraflops – 100 vezes o de um PC comum.

A SMB-Sunset, empresa integradora de sistemas e soluções de tecnologia, anuncia que irá trazer ao mercado brasileiro o primeiro supercomputador pessoal equipado com processadores Tesla C2050 e C2070, da NVIDIA. A tecnologia, até então restrita a supercomputadores de grande porte como o chinês Tianhe-1A, número um do mundo no ranking Top 500, agora está disponível aos pesquisadores brasileiros numa versão de uso pessoal. O HPC Box será comercializado sob encomenda em todo o país com preço estimado de R$ 65 mil em sua configuração máxima (com quatro processadores Tesla).

“Esses supercomputadores possuem em média 100 vezes mais poder de processamento quando comparados à configuração máxima de um PC. Com isso, o pesquisador poderá rodar simulações iniciais e acelerar o tempo de conclusão do seu projeto, utilizando o equipamento central da universidade apenas para rodar uma grande quantidade de dados”, diz Arnaldo Tavares, gerente de vendas da NVIDIA para a linha Tesla para o Brasil e Cone Sul.




PC é 100 vezes mais potente que um comum

Entre as áreas de pesquisa que geram milhões de dados e necessitam de máquinas com alto desempenho estão: sequenciamento genético, dinâmica de fluidos (indústria de manufatura), meteorologia, análise sísmica (perfil do uso do solo, exploração de petróleo e gás), entre outras.

“O pesquisador pode adquirir o equipamento utilizando recursos de sua bolsa de pesquisa. Pretendemos negociar pelo menos 50 destes supercomputadores e colocá-los no mercado brasileiro ainda este ano. Já para 2012 a meta é comercializar outras 100 máquinas”, diz Edouard Kutchukian, diretor de tecnologia da SMB-Sunset.

Cada GPU (unidade de processamento gráfico) da linha Tesla da NVIDIA é capaz de chegar a 1 teraflop de poder de processamento, o que equivale a 1 trilhão de cálculos por segundo. Combinando múltiplas GPUs é possível chegar a até 4 teraflops (quatro trilhões de cálculos por segundo) no modelo. Para comparação, o supercomputador que figurava como número 1 do mundo há 10 anos possuía praticamente o mesmo poder de processamento: 4.9 teraflops.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/05/18/empresa-lanca-supercomputador-pessoal-de-r-65.000/

Nenhum comentário:

Postar um comentário