Translate

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inscrições para o Enem começam na próxima 2ª


publicada em: 18 de maio de 2011 - visualizada pela 94º vez

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que corresponderá à primeira fase do vestibular da UFJF, iniciam-se às 10h da próxima segunda-feira, 23. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho.
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. O edital com outras informações, como local de inscrição, será publicado nesta quinta, 19, no Diário Oficial da União, e em forma de notícia no Portal da UFJF.
O anúncio foi feito pela presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Malvina Tuttman, em entrevista coletiva à imprensa, em Brasília, nesta quarta, 18.
Segurança em foco
Malvina informou ainda que mais de 400 mil pessoas trabalharão no Enem 2011. O exame será aplicado em 140 mil salas, em 1.599 municípios. A logística contará com mais de 6 mil escoltas para reforçar a segurança.
A mesma gráfica de 2010, RR Donnelley Moore, irá imprimir as provas do Enem. Duas outras organizações ficarão responsáveis por acompanhar o processo, a Módulo, que irá gerenciar os riscos, e o Inmetro, que certificará a gráfica. Os exames serão aplicados novamente pelo Cespe (Centro de Seleção e Eventos da Universidade de Brasília).
Nesta seleção, os candidatos não poderão entrar na sala com relógios, mas cada uma terá um marcador de tempo. Além disso, os estudantes deverão desligar celulares e outros aparelhos eletrônicos e colocá-los em um porta-objetos específico, que será entregue nos locais de prova.
“O Enem deu certo, é um processo irreversível; apenas precisa ser aperfeiçoado cada vez mais, como todo e qualquer processo”, disse a presidente durante a entrevista.
A presidente confirmou que haverá duas edições anuais do exame a partir de 2012. A primeira será nos dias 28 e 29 de abril, e a segunda possivelmente em novembro.
O MEC está cadastrando um banco de ítens com perguntas que podem ser usadas nas futuras provas. Eles serão formulados por professores de universidades públicas. A UFJF cadastrou docentes, e aguarda a seleção pelo ministério.
Enem na UFJF
A edição 2012 do Vestibular da UFJF será a terceira com o aproveitamento do Enem. Nas provas aplicadas em 2009, a participação no exame era facultativa. O aluno poderia fazer o Enem e tinha que cumprir a primeira fase do concurso local, de provas objetivas (múltipla escolha). Em seguida, escolhia a nota que fosse maior.
Em 2010, o exame nacional substituiu toda a primeira etapa da UFJF e serviu para selecionar alunos, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado do MEC) para dois cursos – Ciências Exatas e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Por isso, a participação nele tornou-se obrigatória.
Para 2011, a Universidade manterá esses mesmos critérios, acrescentando apenas mais um curso para seleção via Sisu, o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. A segunda fase do vestibular, de testes discursivos, será aplicada nos dias 19 e 20 de dezembro.
Saiba mais:
UFJF divulga as datas do Vestibular 2012 e Pism

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC e site G1.com.br.

fonte:http://www.ufjf.br/dircom/?p=43606

Nenhum comentário:

Postar um comentário