Translate

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Laser ou jato de tinta: qual a melhor impressora para o escritório?

Melissa Riofrio, PCWorld EUA
11-05-2011
Cada tecnologia tem suas vantagens e desvantagens. Aprenda a escolher o modelo certo e garanta a economia na hora de imprimir.

Os estereótipos associados às impressoras laser e jato de tinta estão se desfazendo. Antes voltadas ao uso doméstico, agora há entre as jato de tinta modelos suficientemente rápidos e capazes de atender à demanda de um escritório. Da mesma forma, as pesadas impressoras LED e laser estão dando lugar a uma nova geração de máquinas que são pequenas o suficiente para caber em um escritório doméstico.

Antes de ir às compras, você deve parar para pensar sobre seus hábitos de impressão: o que costuma imprimir (texto, gráficos e fotos ou uma mistura de tudo isso), o quanto imprime (em páginas por semana, por exemplo) e se precisa compartilhar a impressora com colegas de trabalho. E se o que você pretende imprimir inclui comunicados externos ou material promocional, também é necessário pensar na qualidade de impressão.

Impressoras jato de tinta são mais simples e se destacam nas fotos

O método básico de impressão de uma jato de tinta, que “espirra” tinta no papel através de orifícios microscópicos na cabeça de impressão, não mudou. Entretanto avanços tanto nas tintas quanto no hardware das impressoras tornaram as jato de tinta dignas de consideração mesmo para o público corporativo.

É possível encontrar modelos com tintas pretas baseadas em pigmento capazes de produzir texto surpreendentemente nítido, ou com tintas especiais para impressão de fotos que produzem imagens sutilmente detalhadas. E as multifuncionais são tão versáteis que estão rapidamente ocupando o espaço dos modelos com uma única função. Considere a compra de uma jato de tinta se você pretende:

Imprimir fotos: impressoras jato de tinta são melhores que as laser na transição suave entre cores. Algumas tem tintas especiais para impressão de fotografias que ajudam a manter a gradação sutil das cores, e papéis especiais para fotografia ajudam a obter os melhores resultados. E você não precisa ser um entusiasta da fotografia para querer este nível de qualidade: imobiliárias e empresas de design, ou qualquer uma que precise de materiais promocionais com muitas imagens, devem considerar a compra de uma jato de tinta.

Imprimir em vários tipos de mídia: impressoras jato de tinta podem imprimir em tecido de algodão ou papel texturizado, papéis com tratamento especial, lona, decalques que podem ser aplicados a camisetas com um ferro de passar ou folhas longas para a confecção de faixas. Algumas também podem imprimir rótulos diretamente em CDs e DVDs com um revestimento especial.

Manter as coisas simples: as impressoras jato de tinta tendem a ser menores e mais leves que as laser, e também tem manutenção mais simples.

A velocidade e o papel ainda são problemas

Já se foi o tempo em que todas as impressoras jato de tinta eram lentas e tinham qualidade horrível em papel comum. Muitos dos modelos atuais tem melhorias significativas nestas áreas, mas ainda restam alguns desafios.

Velocidade: a maioria das impressoras jato de tinta ainda tem desempenho lento, no máximo mediano, mas alguns modelos voltados para uso corporativo consequem competir com impressoras laser ou LED mais baratas. Infelizmente a velocidade de impressão anunciada pelo fabricante geralmente foi conseguida sob condições artificais, e você verá desempenho menor no dia-a-dia. Para uma boa indicação da velocidade real procure números obtidos de acordo com a norma ISO/IEC 24734, ou análises na imprensa especializada.

Qualidade de impressão em papel comum: ao longo dos anos as jato de tinta se tornaram muito melhores na impressão em folhas de papel branco (o popular “papel sulfite”), mas alguns modelos ainda produzem texto acinzentado ou com pouca nitidez e gráficos com cores estranhas neste tipo de papel. Para obter a melhor qualidade de texto, procure uma impressora que use tinta preta baseada em pigmento em vez de corantes. Imagens coloridas podem ficar melhores se você selecionar uma qualidade de impressão mais alta no painel de controle da impressora.

Manuseio do papel: a maioria das impressoras jato de tinta é projetada para uso residencial ou em escritórios domésticos, com bandejas de papel com capacidade para entre 50 a 150 folhas. As bandejas de saída podem ser inexistentes, ou se limitar a um simples pedaço de plástico. Para uso em escritórios procure um modelo com uma bandeja de papel com capacidade para entre 150 e 250 folhas, bandeja secundária opcional e uma bandeja de saída dedicada. Impressão automática em dupla-face (duplexação) é outro item bastante útil.

Impressoras laser e LED ainda são essenciais para os negócios

Impressoras laser e LED usam suas respectivas fontes de luz - um laser que se move rapidamente ou um conjunto de LEDs - para “desenhar” uma imagem em um tambor rotativo. A imagem atrai o toner, que é transferido do tambor para o papel usando um rápido processo de envolve calor. Impressoras laser e LED, mesmo modelos coloridos, estão disponíveis com preços e tamanhos compatíveis com qualquer escritório, mesmo os domésticos, mas ainda não são capazes de superar as jato de tinta em vários pontos. Considere a compra de uma impressora laser ou LED se você pretende:

Imprimir texto perfeito: impressoras laser e LED produzem texto em preto com precisão absoluta, e texto em cores é quase tão bom quanto. Se você imprime principalmente texto e ocasionalmente gráficos simples com cores sólidas, uma impressora laser ou LED colorida é a melhor escolha.

Imprimir exclusivamente em papel comum: impressoras laser e LED funcionam melhor com folhas de papel de superfície lisa, projetadas para suportar o calor do fusor que transfere o toner para o papel. Embora alguns modelos suportem papel mais grosso e folhas contínuas, material sensível ao calor não pode ser usado.

Imprimir rapidamente: no geral as impressoras laser e LED são mais rápidas que as inkjets, mas alguns modelos mais baratos não tem essa vantagem. Cuidado com os números de velocidade de impressão citados pelos fabricantes, pois eles quase sempre são resultado de testes em condições artificiais. Se tiver dúvidas, procure reviews na imprensa especializada, com testes em condições reais de uso.

Imprimir em grande quantidade: impressoras laser e LED são projetadas para lidar com grandes volumes de impressão com facilidade. A maioria delas vem com bandejas de entrada com capacidade para 150 ou 250 folhas, e muitos modelos trazem duas ou mais bandejas. Assim como nas jato de tinta, a duplexação automática (capacidade de imprimir os dois lados da folha) é um recurso desejável.

Fotos ainda são um problema para a maioria das impressoras laser e LED

Uma impressora laser ou LED não é a resposta para todos os problemas, especialmente quando o assunto é a impressão a cores. Estes são alguns dos desafios que a tecnologia ainda enfrenta:

Qualidade medíocre na impressão de fotos: embora as impressoras laser e LED consigam lidar com gráficos simples, como os que acompanham planilhas, elas tem problemas ao imprimir imagens com qualidade fotográfica - e nem pense em fazer isso em uma impressora preto-e-branco. Já vimos alguns modelos que superam este problema, mas são modelos sofisticados voltados para a indústria gráfica, com preços bastante altos.

Máquinas maiores e mais pesadas: há alguns modelos muito compactos e de baixo custo, mas os modelos mais comuns em escritórios ainda são grandes e pesados.

Problemas no gerenciamento: se você comprou uma impressora laser preto-e-branco, parabéns: elas são fáceis de gerenciar. Os modelos a cores são mais complexos, já que precisam lidar com quatro cartuchos de toner e quatro tambores. E por causa do alto custo por página, muitos empregadores não querem seus funcionários imprimindo a cores a não ser quando necessário ou, pior ainda, fazendo isso por motivos pessoais como para imprimir folhetos de venda de garagem ou fotos das férias.

Se você está procurando uma impressora para um escritório, procure modelos que venham acompanhados de software que permita controlar o acesso a recursos como a impressão a cores. Estes aplicativos permitem, por exemplo, determinar quais usuários podem imprimir a cores, ou só liberar este recurso durante o horário do expediente. Alguns podem até mesmo limitar o uso da cor a aplicativos específicos.

Calcular o custo da tinta e do toner é complicado

Se você pensa que impressoras laser tem custo de operação menor que as jato de tinta, pense de novo. Uma laser de baixo custo pode usar toner que é tão caro quanto a tinta de uma jato de tinta. E muitas destas tem tintas com custo realmente baixo.

Em vez de olhar simplesmente o preço do cartucho ou toner, analise seu rendimento e o custo por página (preço do cartucho dividido por seu rendimento) para ter uma idéia melhor que quanto dinheiro você irá gastar ao longo do tempo.

Nas jato de tinta, tenha em mente que modelos de baixo custo usam cartuchos multicor que contém as tintas ciano, magenta e amarela em uma única embalagem. Geralmente isso não é um bom negócio, porque se uma cor acaba (por exemplo, azul) você é forçado a trocar o cartucho inteiro e jogar fora o que ainda resta das outras. Cartuchos dedicados para cada cor são mais eficientes. Modelos que tem a cabeça de impressão separada do cartucho também podem ser mais econômicos, já que sem a eletrônica necessária o preço do cartucho é mais baixo.

Nas impressoras laser, modelos que separam o toner do tambor também podem ser mais econômicos, mas depende do modelo. Infelizmente, cada vez mais estamos vendo modelos que custam muito pouco, mas usam toner cada vez mais caro.

Algumas impressoras oferecem a opção de cartuchos de alta capacidade, que prometem um custo por página menor do que os cartuchos padrão. Mas se você imprime pouco, tenha em mente que ter um cartucho grande e caro “mofando” na impressora também não é um bom negócio.

A união faz a força?

Depois de escolher a melhor tecnologia de acordo com suas necessidades, um último detalhe é decidir ou não pela compra de uma impressora multifuncional. Elas permitem copiar, escanear e enviar FAX sem a necessidade de uma máquina separada para cada função. Mas se você faz muito de qualquer uma delas, uma máquina dedicada pode ser um melhor negócio a longo prazo.

Por fim, comprar uma laser ou LED e uma jato de tinta pode parecer besteira - e com certeza não ajuda a economizar espaço - mas é algo a considerar se suas necessidades de impressão tendem a pender para ambos os lados da balança, como se você imprime principalmente texto mas com frequência não pode abrir mão de fotos de alta qualidade.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/05/11/laser-ou-jato-de-tinta-qual-a-melhor-impressora-para-o-escritorio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário