Translate

sábado, 26 de novembro de 2011

Alguns cuidados para não cair em golpes online na Black Friday



Confira dicas para fazer compras com segurança e evitar transtornos nesta sexta-feira cheia de promoções pela web

Hoje é a chamada Black Friday, a sexta-feira do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, quando muitas lojas fazem promoções por 24 horas de diversos dos seus produtos. No Brasil, alguns lugares aderiram à prática, e é possível encontrar produtos com até 70% de desconto em algumas lojas.

Para fazer compras pela web, porém, é sempre bom tomar alguns cuidados para não cair em golpes. Separamos algumas dicas para que suas compras não sejam prejudicadas por sites mal intencionados.

Cuidado com e-mails de promoções

A primeira coisa a se fazer é tomar bastante cuidado com e-mails com promoções. Dias como hoje são excelentes para quem quer fazer o mal: basta enviar um e-mail com supostos preços baixos para levar o usuário a clicar em um link falso que ajude crackers a roubar informações, como usuários, senhas e até números de cartão de crédito. Preste atenção na gramática - normalmente e-mails falsos contêm muitos erros - e não clique em qualquer link.

Ao encontrar uma promoção que o agrade em um e-mail, vá direto ao site da loja para procurar o produto - assim você confere lá mesmo se o preço é o anunciado, e pode perceber melhor se o e-mail anterior era um golpe ou não.

Faça buscas seguras

Hackers usam técnicas para incluir links falsos em sites de busca, assim como algumas vezes até compram espaço nesses mecanismos para atrair usuários desatentos. Ao fazer buscas como "Promoções de black friday", por exemplo, tenha preferência por sites de lojas conhecidas - ou tenha certeza que a loja com a suposta promoção exista mesmo.

Baixe aplicativos de sites confiáveis

Alguns aplicativos para smartphones oferecem ajuda para os usuários fazerem suas compras, mas nem sempre eles realmente são o que parecem. Baixe-os apenas de sites que você confia. Em aparelhos com Android, tome ainda mais cuidado: até mesmo no Android Market alguns aplicativos vêm acompanhados de malwares.

Atualize seu antivírus e qualquer outro software de segurança

Hackers podem aproveitar antivírus desatualizados para dar golpes. Portanto, antes de fazer suas compras, atualize seus aplicativos para ter certeza que está navegando com segurança na web.

Vai comprar pelo celular? Use antivírus!

As compras móveis estão crescendo e, com elas, os riscos de fazer negócios pelo celular. Portanto, é uma boa ter um antivírus instalado em seu smartphone para evitar cair em golpes (especialmente se você tiver um aparelho com Android). Aqui estão algumas dicas de softwares de segurança para seu dispositivo:

McAfee VirusScan Mobile - protege contra vírus, worms, spywares, entre outros. Também oferece segurança ao seu e-mail e aos downloads feitos pelo seu dispositivo.

Lookout - desenvolvido para Android, Windows Mobile e BlackBerry, procura por vírus, malwares e spywares no seu aparelho, e ainda funciona como um sistema de backup dos seus dados.

Norton Security Mobile - oferece proteção contra perda de celular, roubo e malwares. Para Android.

Às compras!

Com esses cuidados tomados, é hora de ir às compras. Aproveite as promoções do dia para adiantar a lista de presentes de natal! Mas não deixe de fazer uma pesquisa online antes de entregar o seu número do cartão de crédito: alguns descontos não são tão incríveis assim, apesar das lojas fazerem questão de te fazer acreditar o contrário. Pesquise, até mesmo na internet, se o preço está compatível com o de outras lojas, e se aquela oferta vale mesmo a pena. Não caia em "papo de vendedor"!

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/negocios/seguranca/noticias/veja-alguns-cuidados-para-tomar-antes-de-fazer-compras-online-na-black-friday

Nenhum comentário:

Postar um comentário