Translate

sábado, 26 de novembro de 2011

Cientistas descobrem enzima que pode suprimir o sono



Objetivo da pesquisa é aprofundar a compreensão de como o sono é controlado e encontrar as causas e curas para alguns distúrbios

Insônia
A insônia, tão frequente na vida de muitos de nós, pode estar com os dias contados. Pesquisadores americanos afirmam ter descoberto uma solução para suprimir o sono e acordar as pessoas, ou então "chamá-lo" para que possamos ter uma noite melhor.

O processo envolve o bloqueio de uma enzima chamada "pedunculopontine tegmental nucleus" (PPT) que, ao ser combinada com determinados compostos químicos, causa tanto o estágio inicial quanto final do REM (movimento rápido dos olhos), que indica nosso grau de profundidade do sono.

"O fator 'dormir', uma das coisas mais misteriosas da consciência, é regulado por um delicado equilíbrio de inúmeras características como processos biológicos, meio ambiente e o próprio comportamento do indivíduo. No entanto, os mecanismos envolvidos na regulação do sono não são bem compreendidos", explica Subimal Dutta, autor do estudo publicado no The Journal of Neuroscience.

O objetivo final da pesquisa é aprofundar a compreensão de como o sono é controlado a nível celular, o que poderia levar a encontrar as causas e curas para uma variedade de distúrbios relacionados a ele.

De acordo com Dutta, os tratamentos atuais para distúrbios do sono não alcançam o resultado ideal e, geralmente, são acompanhados de muitos efeitos colaterais indesejáveis. Além disso, uma abordagem mais específica para tratar essas anomalias seria de grande benefício para a saúde pública.
Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/voce-sofre-de-insonia-cientistas-descobrem-enzima-que-pode-suprimir-o-sono

Nenhum comentário:

Postar um comentário