Translate

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Censo 2010 também poderá ser respondido pela internet, diz IBGE

Por Rui Maciel, do IDG Now!
Publicada em 04 de agosto de 2010 às 17h44
Atualizada em 04 de agosto de 2010 às 18h13

Além do uso de handhelds por parte dos recenseadores, entidade permitirá que pesquisados realizem a entrevista via web.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) resolveu investir de forma efetiva no uso da tecnologia para realizar o Censo 2010. Nesta edição, além dos 220 mil PDAs que estarão nas mãos dos recenseadores, a Internet também vai marcar presença. Será o primeiro censo em que os entrevistados poderão responder o questionário via web.

O IDG Now! conversou com José Bevilaqua, diretor de Tecnologia do IBGE. Ele explicou como será a internet será usada no Censo 2010 e quais serão as regras:

IDG Now! - Como funcionará a escolha da pessoa que participará do censo online?

José Bevilaqua: Ao ser contatado pelo recenseador, o morador pode optar por responder ao questionário pela Internet. Neste caso, ele, primeiramente, deve informar seu telefone ao recenseador, que então dará um envelope lacrado com instruções para acessar o questionário online. Se faltar luz ou a conexão com a Internet cair durante a resposta, não há problema. As informações já enviadas estarão salvas. Basta, em momento posterior, informar novamente o código de acesso e seguir respondendo.

- IDG Now! - Quanto tempo a pessoa terá para responder após a entrega da senha?

J.B.: O IBGE espera que o morador que optar pelo preenchimento do questionário pela Internet o faça em até 10 dias.

- IDG Now! - Quais as regiões farão maior uso da Internet para responder ao questionário?

J.B.: O IBGE está distribuindo envelopes com senhas para resposta pela Internet por todo o País. Todos os 5 565 municípios poderão participar.

- IDG Now! - O questionário online é o mesmo utilizado pelo recenseador fisicamente?

J.B.: Sim, os modelos de questionários utilizados pelo IBGE, o básico e o da amostra, têm exatamente as mesmas perguntas e opções de respostas.

- IDG Now! - Quantos milhões (ou milhares) de pessoas o IBGE espera que usem o sistema?

J.B.: O IBGE está preparado para receber, pelo menos, 10 000 conexões simultâneas com bom nível de serviço. Esperamos que pelo menos 1 milhão de domicílios utilizem esse método.

IDG Now! – Há uma estimativa de quanto o IBGE economizará com o uso da web?

J.B.: O uso da Internet não apresenta economias, pois o recenseador, como responsável pelo atendimento ao morador, acompanhará o questionário em sua produção pelo entrevistado. Além do pagamento ao recenseador, o IBGE também desenvolveu um sistema de controle e acompanhamento dos eTickets distribuídos para controlar seu preenchimento e montou um "call center" para acompanhar eventuais demoras no preenchimento dos questionários. Assim, mantivemos o sistema informatizado para entrevistas presenciais e implementamos um segundo sistema para o uso da Internet.

IDG Now! – O uso da Internet também permitirá que o IBGE divulgue os resultados do censo com mais agilidade, em comparação ao último censo?

J.B.: A internet é um dos recursos que deverão dar velocidade ao Censo. Como todas as operações são informatizadas, o IBGE espera ter a contagem da população assim que o último setor de coleta for completado, de forma presencial e/ou com ajuda da Internet.


Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/08/04/ibge-aposta-na-internet-para-realizacao-do-censo-2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário