Translate

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Consórcio de universidades mineiras pode iniciar atividades já em 2011

Notícias Quinta-Feira, 12 de agosto de 2010
JC e-mail 4072, de 11 de Agosto de 2010.



Instituições têm até 15 de outubro para elaborar plano de desenvolvimento institucional

Sete universidades federais mineiras formalizaram nesta terça-feira (10/8) o protocolo que prevê uma maior integração entre as instituições, inclusive no planejamento acadêmico, para atender às necessidades da região.



O grupo reúne as universidades federais de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, São João Del-Rei, Ouro Preto e Viçosa. O documento foi assinado pelos sete reitores e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em um evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



A Superuniversidade, como está sendo chamada, deve começar a funcionar em 2011. Com a oficialização do convênio, as instituições têm até 15 de outubro para elaborar um plano de desenvolvimento institucional conjunto, que incluirá as estratégias comuns de ação para os próximos cinco anos.



Segundo o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, esse documento será apresentado ao MEC e precisa ser aprovado pelos conselhos universitários de cada uma das unidades.



Juntas, as sete instituições atendem a 41 mil alunos de graduação em 260 cursos presenciais, com 15,6 mil vagas anuais de ingresso. Há ainda 111 programas de mestrado e 59 de doutorado. Nos cursos de graduação, todas têm bons indicadores de qualidade, com índice geral de cursos (IGC) entre 4 e 5. Na pós-graduação, 15 programas têm nível 5, cinco têm nível 6 e dois, nível 7, o mais alto.



Uma das vantagens do consórcio, na avaliação do grupo, será a otimização dos custos. Os estudantes poderão cursar disciplinas e utilizar equipamentos e laboratórios de qualquer uma das instituições, permitindo uma maior mobilidade. Todas as universidades se localizam em um raio de 200 quilômetros.



Segundo Costa, o MEC já encontrou uma formatação jurídica para a criação do consórcio. "Agora, teremos um trabalho intenso para formatar esse documento. Acreditamos que até o final de novembro tudo esteja aprovado", disse.

(Amanda Cienglinski, da Agência Brasil, 10/8)



UFJF



Segundo o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, o protocolo a ser assinado não significa que a instituição irá entrar no consórcio. Este assunto será debatido pelo Conselho Superior (Consu) até que seja decidido o melhor para a Universidade. "Quero reunir opiniões de diferentes especialistas, fazer isso 'a quatro mãos', para que o Consu esteja embasado".



A decisão final deve ser dada até o dia 15 de outubro, quando termina o prazo concedido pelo MEC para a formação do consórcio. Segundo o reitor, em reunião não-oficial realizada com diretores de unidade e membros da administração superior na sexta-feira, 6 de agosto, foi dado o aval para que ele assinasse o protocolo.



Apesar da proposta ainda não ser definitiva, o reitor da UFJF está confiante no "espírito" do consórcio. "Nosso anseio é ver esse embrião se desenvolver para que o produto final corresponda as nossas expectativas".



Mesmo depois de formada a "superuniversidade", cada instituição seguirá com seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com sua autonomia, podendo deixar o consórcio a qualquer tempo. De acordo com Henrique Duque, o PDI unificado do consórcio será a soma dos sete planos individuais.

(Assessoria de Comunicação da UFJF)

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=72745

Nenhum comentário:

Postar um comentário