Translate

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reitor assina protocolo de intenções para criação de consórcio entre universidades mineiras

Publicada em: 9 de agosto de 2010 - Visualizada pela 46º vez

Reitor acredita que cada universidade poderá contribuir com o melhor de si para a qualidade do ensino superior

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dá, nesta terça-feira, dia 10, o primeiro passo oficial para formação de um consórcio público envolvendo sete universidades mineiras com sentido de fortalecer o ensino, pesquisa, extensão e a relação com o Governo Federal. O reitor Henrique Duque e os demais reitores das federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV) assinam em Divinópolis um protocolo de intenções para a criação da chamada “superuniversidade”, que, caso se torne realidade, passará a ser a 3ª maior do país.

A cerimônia acontece no campus da UFSJ e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Fernando Haddad. Na ocasião, Lula inaugura o campus que recebe o nome de sua mãe, Dona Lindu. O documento é uma proposta preliminar com algumas diretrizes básicas e bastante genéricas, conforme classificou o reitor Henrique Duque. Ele disse que a ideia foi lançada pelo ministro, que tem freqüentemente colocado na pauta dos reitores assuntos urgentes, algo considerado positivo por Duque. “Nos dá oportunidade para repensar, discutir o que somos, onde estamos e o que queremos”.

O protocolo a ser assinado não significa que a UFJF irá entrar no consórcio. Este assunto será debatido pelo Conselho Superior (Consu) até que seja decidido o melhor para a Universidade. “Quero reunir opiniões de diferentes especialistas, fazer isso ‘a quatro mãos’, para que o Consu esteja embasado”. A decisão final deve ser dada até o dia 15 de outubro, quando termina o prazo concedido pelo MEC para a formação do consórcio. Segundo o reitor, em reunião não-oficial realizada com diretores de unidade e membros da administração superior na sexta-feira, 6, foi dado o aval para que ele assine o protocolo.

Se aprovado o consórcio, a UFJF passará a integrar a 3ª maior universidade do país, perdendo em número de alunos apenas para USP e UFRJ

Apesar da proposta ainda não ser definitiva, o reitor da UFJF está confiante no “espírito” do consórcio. “Nosso anseio é ver esse embrião se desenvolver para que o produto final corresponda as nossas expectativas”. Mesmo depois de formada a “superuniversidade”, cada instituição seguirá com seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com sua autonomia, podendo deixar o consórcio a qualquer tempo. De acordo com Henrique Duque, o PDI unificado do consórcio será a soma dos sete planos individuais.

Benefícios

Na graduação, todas as universidades mineiras são fortes, o que poderá contribuir para melhorar o ensino, através da mobilidade e da melhor distribuição de recursos e equipamentos. “Estando dentro da sua grade, a ideia é que o estudante possa cursar a disciplina na universidade que quiser”. Com relação à pesquisa, as propostas de financiamento podem ser unificadas garantindo maior competitividade e otimização na aplicação de recursos. Na pós-graduação, a tendência é que os programas stricto sensu se fortaleçam e que os mais bem conceituados agreguem os mais fracos. Com relação ao ingresso de alunos, Henrique Duque diz que nada muda este ano. No entanto, caso aprovado o consórcio, será pensada a possibilidade de um vestibular com provas unificadas e datas coincidentes onde o candidato escolhe qual universidade deseja estudar.
Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Comunicação)
Fonte:http://www.ufjf.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário