Translate

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Livros interativos contribuem para aprendizado de universitários

Notícias Segunda-Feira, 09 de agosto de 2010
JC e-mail 4069, de 06 de Agosto de 2010.



Departamento de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) disponibiliza livros de exercícios de engenharia na internet

Os computadores podem ser grandes ferramentas para facilitar a troca de conhecimentos entre professores e alunos, além de auxiliar no processo de aprendizado. Exemplo disso é a iniciativa do Departamento de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) de oferecer a seus alunos a possibilidade de estudar em livros de exercícios de engenharia interativos, disponibilizados na internet.



Coordenado pela professora e pesquisadora do Laboratório de Automoção de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos (Lambda), da PUC-Rio, Ana Maria Beltran Pavani, o material reúne ao todo 460 exercícios, todos com gabarito, divididos pelas três disciplinas do curso: Circuitos Elétricos, Sinais e Sistemas, e Controle e Servomecanismos.



O trabalho tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), e, no âmbito estadual, recebeu recursos por meio do edital de Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).



Desde 1995, Ana Maria Beltran Pavani se dedica ao estudo de conteúdos educativos para a internet. O projeto dos livros, contudo, iniciou-se somente em 2007.



"Antes, existiam alguns exercícios espalhados pelo site do laboratório, mas somente com o avanço da tecnologia pudemos juntá-los e acrescentar outros, além de adotarmos a mesma organização dos livros impressos para o formato digital", explica Ana Pavani.



Para levar adiante o projeto, ela reuniu uma equipe de professores e aproximadamente 15 alunos das três disciplinas. "A ideia é de que o aluno participe de todo o projeto de criação dos exercícios, desde elaborá-los e solucioná-los, até programar e disponibilizar o conteúdo na rede", acrescenta.



Os exercícios disponibilizados nos livros até o momento são de quatro tipos: discursivos, de múltipla escolha, falso ou verdadeiro, e associativos (que são aqueles em que é preciso associar imagens com a resposta correspondente). "Cada livro tem um e-mail de contato para que os alunos possam tirar dúvidas, tecer comentários ou críticas", afirma Ana. "Em breve, pretendemos dividir o conteúdo nas categorias fácil, médio e avançado para facilitar o acesso aos visitantes", completa.



Para o técnico em eletrônica e estudante de engenharia elétrica da PUC-Rio Bernard Pereira de Oliveira, bolsista de iniciação científica inserido no projeto, os livros têm sido importantes para ampliar seus horizontes profissionais. "Além de ajudar-me a fixar o conteúdo, eles certamente contribuíram para que minhas notas melhorassem", anima-se Bernard, para quem o projeto também serviu para abrir novos horizontes profissionais.



"Antes, eu pensava como a maioria dos técnicos: obter o diploma universitário apenas para conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho. Agora, começo a olhar também para a possibilidade de, no futuro, ficar na área de educação, na área acadêmica", diz.



Ana Pavani mostra-se bastante entusiasmada com o sucesso do projeto não apenas entre os alunos de engenharia da PUC-Rio, mas também entre estudantes de outras universidades do país e do mundo.



"Até julho de 2010 foram contabilizados mais de 15 mil visitas ao site de estudantes do Brasil e de mais de 15 países, incluindo Alemanha, Argentina, Cabo Verde, Coreia, Portugal, França e Estados Unidos", destaca. "Disponibilizamos os livros no site americano de busca de material didático on-line Merlo. Como resultado, no caso do livro de Servomecanismos, por exemplo, a quantidade de acessos nos Estados Unidos foi a equivalente a metade da feita no Brasil."



Os alunos de engenharia têm consultado bastante o material disponibilizado pela internet, principalmente em períodos próximos às épocas de provas, quando o número de acessos aumenta bastante. "Eles têm utilizado o material com frequência e já se dispuseram a dar sugestões de exercícios, bem como avaliar o conteúdo", diz a coordenadora do Lambda.



Ana Pavani destaca que não vê o processo como uma ameaça aos impressos tradicionais, até porque os livros interativos copiam a estrutura formal dos tradicionais. "Não pretendemos concorrer com o papel. As duas formas se somam e se complementam. Nosso objetivo é utilizar a tecnologia para as funções que o impresso não permite, como a interatividade", acrescenta.



Antes de elaborar os livros interativos, Ana Pavani desenvolveu, com apoio do programa Cientista do Nosso Estado, da Faperj, um projeto para tornar acessível a deficientes visuais e cegos de todo o conteúdo das teses de mestrado e doutorado defendidas na PUC-Rio desde agosto de 2003 - quando a universidade tornou obrigatória a apresentação em formato digital destes conteúdos.



"Desenvolvemos esse trabalho por meio de uma parceria com a cátedra da leitura da PUC-Rio e do Fundo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o que foi motivo de grande satisfação para toda a equipe", recorda Ana. Para ela, as novidades tecnológicas, quando bem empregadas, têm uma enorme contribuição para dar à sociedade. "Tudo o que pudermos agregar de melhoria ao ensino por meio da internet é válido", conclui.

(Vinicius Zepeda)

(Boletim On-line da Faperj)

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=72670

Nenhum comentário:

Postar um comentário