Translate

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Circuito da Ciência: 11 anos socializando o conhecimento

No sábado, dia 11, o Inpa realizou a última edição de 2010 do Circuito da Ciência. Ao longo de 11 anos, aproximadamente 35 mil pessoas participaram das atividades

Crianças atentas as mudanças de cores em substâncias causadas pelas reações químicas apresentadas nas oficinas ou curiosas com os insetos que fazem parte da fauna amazônica. Foi dessa maneira, aproximado os alunos do conhecimento, que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizou neste sábado, dia 11, a última edição deste ano do Circuito da Ciência.

O evento reuniu 250 alunos das escolas municipais Álvaro César de Carvalho (Novo Reino); João Paulo II (Ramal Chico Mendes no Km 1); Aristóteles Alencar (Armando Mendes); e Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt (Nova Esperança).

Estudantes como a jovem Beatriz Costa, de 12 anos, aprenderam um pouco mais sobre os peixes-bois, insetos da Amazônia além das técnicas de prevenção de doenças. "Nós assistimos exposições sobre o peixe-boi, doença de chagas, leishmaniose, vamos ver as aranhas, passamos nas oficinas de ginástica. Eu acho interessante", disse.

Para a professora Andrea Souza, da escola Aristóteles Alencar, esse contato com os pesquisadores além da fauna e flora é importante para o aprendizado. "Essas atividades despertam a curiosidade dos alunos. O que eles aprendem na sala de aula eles vêem na prática e isso amplia o conhecimento.", destacou a professora.

Os números

Segundo o coordenador do projeto, Jorge Lobato, neste ano aproximadamente 3 mil pessoas participaram das atividades. No total de 11 anos o número chega a cerca de 35 mil. "As pessoas que foram atendidas pelo projeto levaram a informação da ciência feita na Amazônia e essas crianças e adolescentes são nossos multiplicadores. Estamos felizes com o sucesso do projeto", declarou.

Foram realizadas ao todo 110 edições, com a participação de aproximadamente 40 escolas. Ainda segundo Lobato para o ano que vem outros municípios devem ser atendidos. "Para 2011 estamos com um formato ousado no sentido de trazer mais escolas para o projeto sendo algumas de comunidades do interior ", destacou.

Para o coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno, o projeto Circuito da Ciência consolida uma das ações do instituto que é a socialização do conhecimento. "Esse projeto atua com escolas da zona urbana e principalmente da zona rural de Manaus, aproveitando essa parceria que temos com a Moto Honda e Petrobras e outras empresas e Instituições que nos apóiam. As crianças têm aqui um lazer inteligente. Ela tem um contato com os pesquisadores, uma interação perfeita escola e pesquisa", enfatizou Bueno.

Conscientização e o peixe-boi

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa), contribuiu para a popularização da ciência na cidade de Manaus ao integrar de forma lúdica e interativa as estações do conhecimento dos mamíferos aquáticos da Amazônia ao Circuito da Ciência.

O objetivo da "Equipe Amiga do Peixe-boi" é, por meio de cinco estações do conhecimento, mostrar a biologia dos mamíferos aquáticos que habitam o Parque Aquático Robin C. Best, do Inpa: peixe-boi e ariranha.

O diretor da Ampa, Jone César Silva, acredita no sucesso das atividades e do Projeto Circuito da Ciência. "O Circuito da Ciência é muito importante pela dimensão que assume e por ser um dos projetos de educação ambiental mais bem sucedidos em Manaus, pela sua tradição de 10 anos e por conseguir atingir o objetivo que é a popularização da ciência. Com o projeto, os alunos participantes têm mais condições de mudar sua realidade, e nós da Ampa contribuímos com o trabalho que é desenvolvido com as espécies endêmicas de mamíferos aquáticos", comenta Silva.

A Ampa foi criada em 2000 com o objetivo de promover atividades de proteção, conservação, pesquisa, manejo do peixe-boi da Amazônia e de outros mamíferos aquáticos existentes na biota amazônica. A Associação é patrocinada pela Petrobras.

Além da Ampa, o projeto Circuito da Ciência conta com o apoio da Coordenações de Pesquisas em Ciências Sociais (CPCS), Coordenação de Pesquisas em Ecologia (CPEC); Museu da Amazônia (Musa); Serviço Nacional da Indústria (Sesi), Sesc, Semmas, Secretária Municipal de Educação (Semed), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Brothers e Magistral e tem o patrocínio da Petrobras e da Mota Honda da Amazônia.
(Assessoria de Comunicação Inpa)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=75306

Nenhum comentário:

Postar um comentário