Translate

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

As bibliotecas estão acabados? Cinco argumentos contra e a favor




Por Peter Jackson
BBC News
Com mais de 400 bibliotecas públicas sob a ameaça de fechamento, a campanha para salvá-los está a ganhar ritmo. Mas em uma era de downloads, livros baratos e compras on-line fácil, pode esta grande instituição britânica sobreviver?
Alguns dos autores do Reino Unido best-seller se juntaram à luta contra o "vandalismo cultural", apoiando um dia nacional de protesto ler-ins contra o fechamento de biblioteca, no sábado.
Mas não importa quão eloqüente Poet Laureate Carol Ann Duffy ou autor Colin Dexter exaltar suas virtudes, o fato é que o número de visitantes da biblioteca - como os seus orçamentos - estão caindo.
Ativistas dizem que são portas insubstituível para a aprendizagem mais relevante agora do que antes, mas para outros a velocidade e amplitude da web tornou-as obsoletas dinossauros.
Então, o que pode prever que a internet uma biblioteca não pode, e quando há simplesmente nenhum substituto online para uma viagem à sua biblioteca local? Aqui estão cinco exemplos de cada lado:
Somente em uma biblioteca
1. Especialista em investigação Por mais tentador que seja para ver a web como uma ferramenta para reunir toda a informação, existem lacunas somente a biblioteca de documentos, livros e mapas pode preencher.
historiadores locais e familiares, bem como pesquisadores acadêmicos e históricos estão entre aqueles que ainda dependem muito de papel e impressão.
Historiador e autor Andrew Dalby, 63, que edita páginas de enciclopédia online Wikipedia de sua casa na França, diz que ainda precisa regularmente visitas a boas bibliotecas, na Inglaterra.
"É incrível o que você pode encontrar em linha e também surpreendente que ninguém ainda conseguiu produzir", diz ele.
"Essas bibliotecas que têm conseguido manter as coleções mais antigas precisam continuar retendo-los ... precisamos que as provas de originalidade, ingenuidade e inspiração que podemos perder se nós só olhamos para as coisas produzidas nos últimos anos."
2. Ambiente para aprender Às vezes não há substituto para o contato humano. Sr. Dalby diz apenas estar em um lugar cercado de livros e informações com ajuda à mão para acessá-los é inestimável.
Enquanto alguns vão implora o refúgio de oferecer bibliotecas silêncio, outros, como os mais vulneráveis e isoladas têm um lugar para interagir, aprender e conhecer pessoas.
Bibliotecário e ativista Lauren Smith, 23, diz que algumas pessoas solitárias seria ainda mais isolada, sendo abandonados à própria sorte em uma sala tentando usar a internet.
3. A equipe especializada Quem gastou cinco minutos de arrasto os milhares de sites médicos e de saúde vai saber os perigos da desinformação.
Os bibliotecários têm conhecimento especializado e são treinados para encontrar informações confiáveis e avaliá-lo - uma habilidade tão relevante na era digital, como sempre tem sido.
Deputado diz Dalby buscas do Google são simples acertar e errar, vomitando sites editados em diferentes graus de rigor e profissionalismo. Os bibliotecários podem ajudar a navegar através do "labirinto" de informações e em torno dessas armadilhas, diz ele.
4. Livre acesso à Internet Com 30% da população ainda sem uma conexão de internet em casa, as bibliotecas são para muitos a sua última linha e primeira experiência.
Embora alguma carga após um certo período, todas as bibliotecas devem oferecer pelo menos acesso online gratuito.
Sra. Smith diz bibliotecas reduzir o "fosso digital", oferecendo acesso gratuito para aqueles que não podem pagar um PC ou assinaturas mensais.
5. Envolver-se em democracia local fóruns comunitários nas bibliotecas são o lugar perfeito para conhecer e se envolver na política local, porque eles são neutros, espaços não-julgamento, a Sra. Smith diz.
"O problema com a internet é bando de pessoas juntas e têm opiniões semelhantes, não há diálogo real entre pessoas que têm visões diferentes", diz ela.
"Bibliotecas fazer muito mais do que apenas dar informações, existem grupos de discussão da comunidade ... e grupos de leitura onde você pode falar sobre as iniciativas verdes ou questões econômicas."
Só online
1. Pesquisabilidade A velocidade de pesquisa e interatividade da internet torná-lo uma experiência mais rica de todo que as bibliotecas tradicionais.
Sr. Dalby diz: "Você pode se perder no mundo da informação na internet, mas que ganham e perdem.
"Nós não tendemos a ler coisas que todo o caminho até mais. Você encontra um link, segui-lo e nunca mais voltar ao que estava inicialmente a leitura, o que talvez seja ruim para a atenção.
"Por outro lado, é acaso. É maravilhoso que você pode saltar sobre a partir de uma fonte de informação para outra, de uma questão para outra série de questões, é um recurso maravilhoso."
2. O livro digital Esqueça pegar um ônibus até a biblioteca para levar para casa um número limitado, mas pesado pilha no entanto, de livros.
Para aqueles que podem pagar por um leitor portátil, como um Kindle ou IPAD, a conveniência de acessar os livros em uma praia, uma montanha, ou em qualquer outro lugar para esse assunto, pode ser irresistível.
Mas com as vendas de e-books rápida recuperação brochuras, o impacto total sobre os editores tradicionais ainda não foi revelado.
3. Conforto em números OK, fóruns e redes sociais pode ser um modo impessoal de interagir, mas às vezes a mágica acontece. Sr. Dalby explica: "Às vezes a resposta certa só vem quando as pessoas fazerem perguntas uns aos outros fóruns.
"Uma adiciona um bit de informação, outro outra coisa, e que a informação poderia ser questionada por um terceiro ou quarto lugar.
"Você cria algo juntos, como abelhas em uma colméia, as abelhas como a construção de um favo de mel".
4. nichos Reúne Se você tivesse um nicho de interesse em algo, nem sempre era fácil encontrar alguém com o mesmo nicho de interesse, agora que ele realmente é, diz o Sr. Belam.
"Se você fosse, digamos, um fã do Leeds United, em Croydon, você costumava ter que aderir a um clube ou colocar panfletos em sua biblioteca local, então espero que você encontre pessoas em comum.
"A actividade comunitária utilizada para girar em torno de painéis de informação nas câmaras municipais e bibliotecas, agora sua placa de aviso é global."
5. Auto-publicação Senhor Belam diz as barreiras tradicionais para a publicação foram deslocados pelo advento do do-it-yourself e-books na internet.
Considerando que a informação em bibliotecas tem sido limitada aos livros em suas prateleiras - as informações que conseguiu publicado, sites como o Blurb permitem imprimir sob demanda, diz ele.
Diversos sites permitem o download de software que irá formatar seus manuscritos.
"Você costumava ser capaz de publicar notícias por possuir as prensas impressa, e você precisava de uma editora para decidir publicar o seu livro, agora você pode publicar livros sob demanda", diz ele.

Tradução Google tradutor
Fonte:http://www.bbc.co.uk/news/magazine-12340505?print=true&utm_source=WhatCountsEmail&utm_medium=Above+the+Fold&utm_campaign=Above+the+Fold

Nenhum comentário:

Postar um comentário