Translate

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Universidade cassa título de doutor de ministro alemão acusado de plágio



Karl-Theodor zu Guttenberg: ministro em dificuldades
Devido a "consideráveis violações" em sua tese de doutorado, a Universidade de Bayreuth retirou o título de doutor em Direito do Ministro da Defesa da Alemanha, Karl-Theodor zu Guttenberg.
A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito e Ciências Econômicas da Universidade de Bayreuth anunciou na noite desta terça-feira (23/02) ter chegado à conclusão que o ministro Karl-Theodor zu Guttenberg violou "consideravelmente" as regras dos doutorados, não creditando corretamente as fontes e a bibliografia utilizadas em seu trabalho.

O reitor Rüdiger Bormann disse que o título foi revogado sem que fosse provado que o ministro teve intenção de enganar a universidade. A instituição anulou o título de Guttenberg após ele próprio ter anunciado que não mais o utilizaria. Segundo Bormann, em um caso como este, quando ambas as partes estão de acordo, o caminho escolhido é o mais curto.

Críticas da oposição

Ainda na quarta-feira, antes da divulgação pela universidade, Guttenberg teve de prestar explicações ao Parlamento alemão. Políticos de oposição haviam pedido à chanceler federal Angela Merkel que afastasse o ministro do cargo, acusando-o de "impostor" e "mentiroso".

A chefe de governo Angela Merkel comentou a decisão da universidade como certa e lógica. O ministro, no entanto, permanece na pasta.

FC/dpa/afp
Revisão: Roselaine Wandscheer

Fonte:http://www.dw-world.de/dw/article/0,,14871356,00.html?maca=bra-newsletter_br_Destaques-2362-html-nl

Nenhum comentário:

Postar um comentário