Translate

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Seis dicas para uma liderança positiva




(por Cida Silva)


Você quer ter uma liderança positiva? Confira seis dicas que o ajudarão a alcançá-la.

1. Atrair – Recrutar e selecionar pessoas com conhecimento, habilidades e atitudes positivas é papel do líder, porém só se consegue talentos para o time se a empresa e as lideranças tiverem valores fortes para passar adiante.

2. Treinar – O treinamento da equipe deve ser algo constante, semelhante ao ato de tomar banho ou escovar os dentes, ou seja, deve se tornar hábito. E o principal treinador deverá ser o líder através de seus exemplos e de recursos, como vídeos, simulação de situações reais, palestras e cursos tanto internos como externos.

3. Acompanhar – A equipe jamais deverá trabalhar solta, como um barco à deriva. Cabe ao líder oferecer feedback de valorização, reforçar aquilo que vai bem e corrigir os liderados nos pontos que estão deixando a desejar.

4. Delegar – Uma das maneiras de gerar confiança no grupo é delegar tarefas e responsabilidades. Além de fazer isso, esse ato possibilita o crescimento e desenvolvimento dos liderados.

5. Celebrar vitórias – Sempre que uma boa venda for concretizada ou um projeto for concluído vale a pena comemorar. Isso cria motivação e eleva o ânimo da equipe na busca de novas conquistas.

6 Respeitar as diferenças – O líder não é um super-homem ou mulher-maravilha. Esses ícones só existem na tela do cinema. Você não é o melhor em tudo. Um bom grupo possui habilidades e experiências diversas que vão complementar aquelas que o líder já tem.

Fonte: www.entheos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário