Translate

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cientistas trabalham em soluções para problemas do futuro



Projeto multimídia "future now" da Deutsche Welle mostra como cientistas alemães respondem aos desafios do futuro. Em foco, a internacionalidade da pesquisa alemã e o significado do país como centro de pesquisas.
A Deutsche Welle apresenta 20 projetos que irão mudar nossas vidas já a partir de agora e não num futuro muito distante. Em cinco línguas (alemão, inglês, espanhol, chinês, russo, árabe e indonésio), os trabalhos de pesquisa de cientistas alemães serão enfocados em formatos para a tevê, rádio e o site "future now".

Os projetos buscam soluções para questões palpitantes do futuro que envolvem o meio ambiente, a saúde, a mobilidade e a comunicação. Em foco, estão perguntas sobre o futuro: Como será nossa vida? De que forma nos comunicaremos? Que meios haverá para a locomoção? Como será a cura de doenças?

Saúde

Poucos campos de pesquisa nos oferecem mais esperanças e expectativas do que a própria medicina. Será o envelhecer um processo reversível? Nós poderemos curar doenças agora mortais?

O projeto "future now" apresenta métodos modernos do mundo todo: na China, células-tronco servem como modelo para desenvolver novos tratamentos de doenças congênitas. Em Munique, investiga-se como o implante de chips pode curar ou melhorar o desempenho cerebral de pessoas saudáveis. Já pesquisadores de Jena e Munique apresentam um método revolucionário para o diagnóstico prematuro de Alzheimer. Em Heidelberg, vírus serão aliados na batalha contra tumores.

Mobilidade

No mercado de trabalho do futuro, as pessoas precisarão de flexibilidade. O "future now" mostra projetos como o desenvolvimento, em Colônia, de aviões silenciosos livres de emissão, à base de células de combustão. Outras pesquisas tematizam automóveis que se dirigem sozinhos, a extração de gás natural, ou ainda o armazenamento de CO2 no fundo do mar da Nova Zelândia.

Comunicação

Como se desenvolvem os meios de comunicação, que estão cada vez mais rápidos, complexos e onipresentes? O "future now" mostra que o futuro do processamento de dados começou já há muito tempo: com transmissões, através da luz, de imensas quantidades de dados ou com diodos orgânicos emissores de luz, que transformam as paredes do quarto em grandes displays.

Meio Ambiente

O "future now" apresenta abordagens inovadoras na preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Como aumentar a resistência de plantas cultiváveis através dos genes de plantas do Himalaia e, com isso, a resolver os problemas de alimentação do mundo? Como bactérias luminosas controlam a qualidade da água potável em Bangladesh? Como pesquisadores alemães querem garantir o abastecimento de água e de energia de grandes metrópoles?

Portal multimídia

Como se fosse um "laboratório do futuro", a webpage "future now" (www.dw-world.de/futurenow), apresenta em sete línguas, conteúdos de texto, imagem, áudio e vídeo. Reportagens e webdocumentários interativos permitem aprofundar os temas.

Autora: Judith Hartl (pp)
Revisão: Roselaine Wandscheer
Fonte:http://www.dw-world.de/dw/article/0,,14860217,00.html?maca=bra-newsletter_br_Destaques-2362-html-nl

Nenhum comentário:

Postar um comentário