Translate

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Hospital Universitário da UFJF inaugura núcleo de telemedicina

Infraestrutura permite o intercâmbio de informações com instituições de todo o País, beneficiando comunidade acadêmica e população atendida pelo hospital.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura hoje (20), mais um núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O núcleo de telemedicina, dotado de equipamentos para conexão em banda larga, fica no Hospital Universitário (HU) da instituição.

A infraestrutura permite que o HU se integre a outras unidades de saúde do País para o intercâmbio de informações em tempo real. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, será possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e pré-diagnósticos à distância.

Os Grupos de Interesse Especial (SIG, na sigla em inglês) são um exemplo dessa integração, pois reúnem profissionais de instituições pertencentes à rede, que montam uma agenda de videoconferências para abordar especialidades médicas de interesse comum. Além de debates e discussões de caso, alguns destes grupos realizam diagnósticos e aulas à distância. Em todo o País, já são 40 SIGs em atividade.

Além da comunidade acadêmica - que envolve docentes, técnico-administrativo, residentes, pesquisadores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação - o núcleo Rute do HU beneficiará a população de 90 municípios da Zona da Mata Mineira e do estado do Rio de Janeiro, região de abrangência da Instituição.

Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). Coordenada pela RNP, a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. Hoje, são 47 núcleos já inaugurados.
(Ascom da UFJF)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=77229

Nenhum comentário:

Postar um comentário