Translate

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Laser mais potente do mundo vai gerar energia superior à de toda a civilização



Laser atravessará o vácuo do espaço com uma potência de 200 petawatts - algo jamais produzido pelo mundo.

A Comissão Europeia aprovou a construção de três lasers gigantescos que, unidos, poderão produzir um novo laser com energia centenas de vezes maior que a gerada pela nossa civilização até hoje. O quarto laser será criado para atravessar o vácuo, para que se estude a teoria de que partículas aparecem e desaparecem a todo momento.

De acordo com a New Scientist, o laser possui uma infra-estrutura de luz que combina 200 petawatts em um único pulso. Só para se ter uma noção da potência, 200 petawatts são equivalentes a 200.000.000.000.000.000 watts, uma energia jamais produzida pelo mundo. Até então, o laser mais potente foi produzido em 2008, com a capacidade de 1 petawatt.

O projeto está sendo chamado de ELI (Europe's Extreme Light Infrastructure). Nele o quarto laser será ligado por 1.5 x 10^-14 segundos, já que, quanto menor o tempo, maior a potência. Assim, o laser poderá criar partículas, a partir do nada, rasgando o tecido do universo e o espaço-tempo.

O laser ELI está programado para ser ligado em 2017.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/laser_mais_potente_do_mundo_sera_capaz_de_rasgar_o_manto_do_universo

Nenhum comentário:

Postar um comentário