Translate

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Trem-bala pode ajudar a ampliar rede de fibra óptica no Brasil

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que a iniciativa pode ser implementada por meio de decreto.

O governo brasileiro anunciou hoje (28/4) intenções de aproveitar as grandes obras, como o projeto de Transporte de Alta Velocidade (TAV), para ampliar a rede de fibra óptica do País. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que é provável que a medida seja implementada por meio de decreto presidencial.

As obras do TAV, que prevê a ligação entre as cidades do Rio de Janeiro e Campinas, passando por São Paulo, por meio de trem de alta velocidade, farão uso de fibras ópticas. “É provável que, por meio do decreto, todas as obras do governo sejam obrigadas a usar fibras ópticas”.

Entre as obras que teriam essa obrigação, além do TAV, estão algumas previstas para a Copa de 2014, na área de mobilidade urbana. Segundo o ministro, a Copa deixará legados que servirão para a difusão de internet.

Paulo Bernardo apontou a precariedade da rede de distribuição (backhaul) em cidades de menor porte como uma preocupação. Ele também destacou a necessidade de dar condições para o aumento da velocidade da banda larga, a preços mais acessíveis. A previsão do ministro é que o Estado invista entre R$ 6,5 bilhões e R$ 7 bilhões apenas nessas frentes.

Bernardo aproveitou a ocasião para defender que os custos de implantação do Plano Nacional de Banda Larga sejam cobertos por meio de parcerias entre o poder público e empresas privadas. Além disso, o ministro confirmou a bronca que levou da presidente Dilma Rousseff sobre a velocidade da banda larga e reiterou que as empresas que prestam serviços terão a obrigação de baixar preços.

*Com informações da Agência Brasil

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/04/28/trem-bala-pode-ajudar-a-ampliar-rede-de-fibra-optica-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário