Translate

sexta-feira, 29 de abril de 2011

UFJF compra equipamentos para criar o maior observatório didático do país



Galáxia de Andrômeda, uma das maiores e distante 27,55 trilhões de quilômetros (Foto: Nasa)
A UFJF finalizou a licitação para a compra de equipamentos para o observatório astronômico que formará, com um planetário, o Centro Didático de Astronomia, ao lado da Praça Cívica, no campus.
Será o maior e mais avançado observatório didático do País, segundo Luiz Sampaio, consultor de projetos da Omnis Lux, empresa que fornecerá os materiais e que está à frente de 15 unidades brasileiras.
“Não há nenhum com tecnologia igual, principalmente pela quantidade de telescópios [serão 12] e por um ter lente de 20 polegadas, que permite captar mais detalhes dos corpos celestes. Os maiores no País até hoje medem 16 polegadas”, afirma, citando características de todos os 27 observatórios nacionais. Equipamentos desse porte ou maiores estão presentes em unidades voltadas exclusivamente para pesquisa.
Dos 12 telescópios, um é específico para observação do Sol. Entre outros materiais comprados, destacam-se a câmera com capacidade para fazer fotos dos astros, binóculos, cúpula retrátil com 6,7 metros de diâmetro e outros itens. O investimento soma US$ 370.482,67 ( R$ 581.102,89).
A compra foi ratificada, nesta quinta-feira, 28, quando terminou o prazo para possíveis recursos contra o resultado da concorrência internacional, feita no último dia 19, na UFJF, e divulgada no site www.comprasnet.gov.br. Não houve contestação.
Entrega e etapas de obras
A empresa tem até dezembro para entregar os telescópios, importados dos Estados Unidos, a cúpula, que virá da Austrália, e os outros equipamentos.
Antes, até a última semana de maio, os projetos arquitetônicos do planetário e do observatório devem ser finalizados, para que, até julho, seja lançado o edital para a construção das duas cúpulas, conforme informam os pró-reitores de Infraestrutura, Paschoal Roberto Tonelli, e de Planejamento e Gestão, Alexandre Zanini.
Nesse meio tempo, chegam até a última semana de junho, a cúpula e o sistema de projeção de imagens em 180 graus do planetário, fornecidos pela mesma empresa do observatório, e importados da alemã Carl Zeiss.
A inauguração de todo o Centro de Astronomia está prevista para o primeiro semestre de 2012.
Céu em altíssima definição


Saturno será um dos planetas que poderão ser vistos através do observatório e projetado no planetário (Foto: Nasa)
O observatório permitirá diversos tipos de contemplação, indo desde detalhes em altíssima definição, como das crateras da Lua, distante em média 384,4 mil quilômetros da Terra, à visualização de uma nebulosa ou galáxia, como Andrômeda, a 2,9 milhões de anos-luz, aproximadamente 27,55 trilhões de quilômetros.
Os anéis de Saturno, todos os planetas do Sistema Solar e plêiades – aglomerados estrelares -, são outros dos bilhões de corpos celestes que ficarão mais próximos do olhar de quem passar pelo campus da UFJF.
O que for visto poderá ser gravado pela câmera fotográfica de longo alcance. Seus acessórios são empregados em pesquisa de astronomia, e as imagens poderão ser projetadas, inclusive, no planetário da própria instituição.
O planetário da UFJF será o maior de Minas Gerais, com a cúpula de 12 metros de diâmetro, conforme lista da Associação Brasileira de Planetários (ABP). O equipamento será capaz de projetar todo o céu visível e , no mínimo, sete mil estrelas fixas nos hemisférios Norte e Sul celestes. Segundo Luiz Sampaio, da Omnis Lux, só existem nove unidades no mundo com a tecnologia a ser adotada pela Universidade.
Os novos equipamentos irão se somar ao planetário inflável do Centro de Ciências da instituição, instalado ao lado do Colégio de Aplicação João XXIII, em um domo de lona de seis metros de diâmetro com um telescópio.


Outras informações: (32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura
(32) 2102-3967 – Secretaria de Comunicação
www.omnislux.com.br
www.planetarios.org.br

Fonte:http://www.ufjf.br/dircom/?p=42027

Nenhum comentário:

Postar um comentário