Translate

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cientistas criam vasos sanguíneos para colocar em órgãos de laboratório

Rede de veias e artérias é formada em 72 horas. Descoberta ajudará a criar tecidos para transplante

Pesquisadores da Universidade Rice e da Faculdade de Medicina Baylor conseguiram vencer um dos maiores desafios para o cultivo de tecidos de transplante em laboratório. Eles acharam um jeito de fazer veias e artérias crescerem dentro desses órgãos, mantendo o tecido vivo. A pesquisa será divulgada na publicação científica "Acta Biomaterialia".

"A falta de habilidade em conseguir criar rede de veias - ou vascularizar - em tecidos criados em laboratório é hoje o maior problema da medicina regenerativa", diz Jennifer West, um dos pesquisadores que participou do estudo. "Se você não tem irrigação de sangue, não é possível fazer uma estrutura de tecido que seja mais grossa que alguns mícrons [um milímetro dividido por mil]."

O primeiro passo da pesquisa foi achar um tipo de plástico não-tóxico que imitasse a matriz extracelular, uma estrutura que fica entre as células na maioria dos órgãos. Depois, os pesquisadores criaram um gel combinarando esse plástico - o polietilenoglicol - com uma substância que estimula o crescimento celular e com dois tipos de célula necessárias para a criação de veias.

As duas células usadas na mistura foram tingidas com cores fluorescentes e, em 72 horas, os cientistas conseguiram ver a formação de vasos sanguíneos dentro do gel.

Para testar a nova rede vascular, a equipe implantou o gel em córneas de rato, onde naturalmente não há veias ou artérias. Após injetar um corante no sistema circulatório do animal, os pesquisadores conseguiram confirmar que o sangue corria dentro dos recém-criados vasos sanguíneos.
(G1, 12/1)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=75841

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir