Translate

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Preserve suas fotos de fim de ano por muito mais tempo

Dave Johnson e Rafael Rigues

Todos tiramos mais fotos do que o normal durante as festividades de fim de ano, e essa coleção de fotografias é muito importante. São preciosas memórias, e não é seguro confiar décadas de imagens a um delicado disco magnetizado que gira a 7000 rpm e que, com o passar do tempo, pode falhar catastroficamente. Não queremos assustar ninguém, porém esse é um fato da vida: todas as peças do computador quebram um dia, e é importante ter cópias de segurança das fotografias quando esse dia chegar. Com isso em mente, separamos algumas opções para fazer o backup desses arquivos.

Disquetes – milhares de disquetes

Na verdade, é brincadeira. Há algum tempo esse tipo de mídia era a maneira mais comum de fazer cópias de segurança de arquivos, mas ela acabou se tornando obsoleta – e uma indicadora da idade do usuário.

Os modelos mais comuns de disquete tinham capacidade de 1.44MB, o que significa que serão precisos aproximadamente 700 disquetes para armazenar aproximadamente 8GB de fotos. Já que uma montanha de disquetes não é prática o suficiente, quais são as outras opções?

CD ou DVD

Ao contrário dos disquetes, essas mídias podem armazenar muito mais conteúdo; são aproximadamente 700MB para cada CD e os DVDs comportam até 4,7GB de dados. Já que a maioria dos PCs vêm com drives de DVD, arquivar suas fotos nesses discos é fácil.

Caso seu PC tenha o Windows Vista ou Windows 7, não é preciso nenhum software adicional para arquivar as fotografias. Basta inserir um disco virgem no gravador de CD ou DVD do computador, escolher a opção para gravar os arquivos em disco utilizando o Windows Explorer e seguir o assistente para copiar as fotos. O Windows fornece duas opções para isso, que podem ser um pouco confusas.

A primeira opção chamada Live File System – faz com que o disco funcione como um pendrive ou um disco rígido qualquer, ou seja, ao arrastar um arquivo para o CD ou DVD, ele é copiado imediatamente. Essa é geralmente a melhor opção; a outra alternativa (chamada de disco Mastered) é um pouco mais complexa, pois é preciso selecionar os arquivos para então gravá-los de uma só vez. O disco resultante, contudo, é mais compatível com outros dispositivos como players de DVD e Blu-ray. Caso seu sistema operacional ainda seja o Windows XP, é preciso um programa para gravar os DVDs; um bom candidato é o software pago Roxio Creator 2011.

HD externo

Embora a gravação de CDs e DVDs não exija nenhum investimento adicional (a não ser pelas mídias virgens), não é muito conveniente ter uma pilha de discos na prateleira ou jogados em uma caixa qualquer. É um processo extremamente manual: sempre há novas fotos chegando, e aqueles DVDs não vão se copiar sozinhos.

HDs externos USB são a escolha certa para backup contínuo de fotos. Há preços para todos os bolsos, ele podem ser configurados para copiar os arquivos automaticamente, é fácil recuperar os dados e eles geralmente duram por anos sem falhar. CDs e DVDs duram mais (pelo menos na teoria), mas restaurar um backup a partir de uma pilha de DVDs, ou ficar procurando até achar em que disco está aquela foto da vovó, é uma dor de cabeça.

Drives como o Samsung S2 Portable são pequenos e não ocupam espaço no desktop. Ele é bem pequeno e não precisa de fonte de alimentação, então é fácil levá-lo consigo durante a viagem, por exemplo. A série S2 Portable está disponível em vários tamanhos e cores, e um modelo de 500 GB pode ser encontrado por cerca de R$ 200.

Online

Pra que se preocupar com CDs, DVDs ou ficar contando o espaço disponível no HD externo? Coloque suas imagens em um servidor na web e acesse-as de qualquer computador conectado à internet, o que é ótimo para compartilhá-las com a família. Serviços como o Flickr, do Yahoo!, dão espaço ilimitado para suas imagens por R$ 45,90 anuais e você pode organizá-las em álbuns públicos ou privados.

Para quem não quer pagar ou não precisa de tanto espaço, há alternativas gratuitas como os álbuns online do Photoshop.com (2 GB, e já vem com ferramentas de edição) e o Picasa Web Albums do Google (1 GB). Estes serviços são confiáveis e oferecidos por grandes empresas, o que significa que dificilmente irão sumir da noite para o dia levando suas fotos junto. Mas seguro morreu de velho, então talvez seja uma boa idéia ainda ter uma cópia local daquelas fotos realmente importantes, como o primeiro sorriso de uma criança. O que nos leva à nossa última sugestão.

Windows Home Server

Por fim, vamos trazer a arma secreta. Suponha que o usuário tenha vários PCs em casa e queira que o backup das máquinas seja feito automaticamente. Uma opção é dar um drive externo para cada computador. No entanto, a partir desse ponto é melhor considerar um servidor domético com o Windows Home Server.

O PC com o Home Server é muito fácil de ser configurado: basta plugar o equipamento à tomada, conectá-lo à rede e instalar um pequeno programa em cada computador da casa. O Home Server irá fazer backup de cada computador automaticamente todas as noites, centralizando o local onde são armazenadas as fotos e outros arquivos. Esse tipo de equipamento possui outras vantagens como a habilidade de compartilhar arquivos e pastas com todos usuários da rede doméstica. Há diversos modelos de PCs com Windows Home Server vendidos por empresas como Acer, HP, Lenovo e Asus, com diversas faixas de preço, mas eles ainda são um pouco difíceis de encontrar no Brasil. Os detalhes podem ser encontrados no site do Home Server da Microsoft.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/01/11/preserve-suas-fotos-de-fim-de-ano-por-muito-mais-tempo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário