Translate

terça-feira, 5 de abril de 2011

Firefox 4: dicas para resolver problemas e personalizar o navegador



Navegador da Mozilla chegou com interface diferente e problemas de compatibilidade; truques simples deixam o browser com a sua cara

A Mozilla lançou o navegador Firefox 4 na última semana. Apesar de possuir qualidades, o browser também traz alguns motivos para irritação. Primeiro, mudou de lugar o botão de Atualizar sem nenhuma razão específica (o mesmo com o botão Home, mas isso também foi facilmente consertado).

Depois, colocou as abas no topo da tela (mais uma vez, facilmente resolvido). E, por último, e mais importante, vários add-ons pararam de funcionar. Felizmente, conseguimos encontrar algumas maneiras para solucionar essas questões de interface, assim como o problema de compatibilidade de extensão.

Leia também:
Teste: Firefox 4 vale o download

Coloque o botão Atualizar em seu lugar
Por alguma razão a Mozilla decidiu que seria uma boa ideia mudar de lugar o botão Atualizar para o lado direito da barra de ferramentas. Mas isso não faz sentido nenhum. Os botões de navegação Avançar/Voltar ainda estão na esquerda. Então, por que mudar o Atualizar para o lado oposto?

Felizmente, esse é um problema de fácil solução:

1- Clique no novo botão Firefox (que é laranja e fica no canto superior esquerdo), então escolha Opções e depois Personalizar Barra de Ferramentas.
2- Arraste o botão de Reload para o lado esquerdo da barra de ferramentas, próximo das flechas de navegação e então solte-o.
3- Clique em finalizar (Done).

Simples, não? No Firefox 4 o botão de Atualizar/Recarregar desaparece como um botão de Pausar, que é a razão pela qual você normalmente não vê o último – até que você entre no modo de personalizar a barra. Se decidir arrastar o botão de Pausar para ficar na esquerda, junto com o Atualizar, ele vai “desaparecer” no outro botão quando você sair do modo Personalizar Barras. Mas ficará visível se você deixá-lo do lado direito.

Agora coloque as abas de volta nos seus lugares
No Firefox 4, as abas ficam no topo da tela. Talvez isso seja melhor, de alguma maneira, mas se você quiser mudar isso por qualquer razão, o processo é ainda mais fácil do que o anterior. Veja só:

Clique no novo botão Firefox, então em Opções e Abas em Cima para desativar essa última opção. Pronto! Agora suas abas voltaram a ficar abaixo da barra de endereços.

Não viu o botão laranja escrito Firefox? Tudo bem. Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia, próxima das suas abas abertas e então clique em Abas em Cima para desativar a opção (nesse mesmo menu, que aparece com o clique direito você pode ativar a opção Barra de Menus, que traz de volta os tradicionais Arquivo, Editar, Exibir, entre outras opções).




Botão Firefox: porta de entrada para a personalização do navegador

Faça os add-ons desabilitados funcionarem novamente
Um dos maiores problemas que encontramos no Firefox 4 foi incompatibilidade com determinados add-ons. Mas, felizmente, há uma maneira para desativar a verificação de compatibilidade do navegador, que é o que impede essas extensões de rodarem.

Vale notar: enquanto alguns ou todos os seus add-ons “incompatíveis” podem realmente rodar numa boa no Firefox 4, há um potencial ponto negativo: um ou mais deles podem apresentar problemas, fazendo com que o browser não funcione corretamente ou nem chegue a funcionar. Por isso, tente esta dica a seguir:

1- Abra uma nova aba, digite about:config na barra de endereços e aperte Enter.
2- Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da janela principal, então clique em Nova Preferência e depois Boolean.
3- Copie e cole o nome da preferência a seguir: extensions.checkCompatibility.4.0
4- Clique em OK, e então configure o valor para Falso (False, que é o padrão).
5- Saia e reinicie o Firefox.

Agora você deverá ter acesso a todos os seus add-ons.

Se você não quiser arriscar bagunçar o seu navegador, a única opção é ter paciência: a maioria dos desenvolvedores pode e vai atualizar suas extensões para serem compatíveis com o Firefox 4, mas não é possível saber quanto tempo isso pode levar.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/03/30/4-dicas-para-resolver-problemas-e-personlizar-o-firefox-4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário