Translate

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fundação Dorina para Cegos lança caneta interativa para livros infantis tinta e braille




Caneta pentop

Por Pablo Peixoto

A Fundação Dorina Nowill para Cegos vai lançar um recurso exclusivo que vai dinamizar a experiência literária de crianças com deficiência visual. A novidade permite que essas crianças com diversos graus de deficiência compreendam de forma clara e objetiva as ilustrações dos livros infantis e informações que não estão contidas nos diálogos, como por exemplo, cores, expressões dos personagens e objetos.

É a tecnologia Pentop, que funciona com uma caneta interativa especial. Ao mover a caneta sobre o papel ela reproduz em áudio as ilustrações do livro em braile. A leitura é ativada graças a um sensor posicionado na ponta da caneta, que decodifica o material impresso e reproduz o áudio correspondente. As mensagens codificadas na gravação são gravações da voz humana com efeitos sonoros lúdicos, especialmente voltados para o público infantil.

A tecnologia Pentop será utiliza na publicação de coleções de livros infantis em Braille, possibilitando as crianças com deficiência visual uma compreensão integral dos textos e imagens contidas no livro, além de uma leitura divertida e interessante.
Segundo o site do produto: o auto-aprendizado é outra aplicação que pode ser muito bem explorada com a caneta interativa, através da produção de conteúdos combinados de material impresso e sonoro.

A tecnologia será apresentada durante a realização da Reatech, Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que será realizada entre 14 e 17 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo.

Fonte:http://henrique.geek.com.br/posts/15656-fundacao-dorina-para-cegos-lanca-caneta-interativa-para-livros-infantis-tinta-e-braille

Nenhum comentário:

Postar um comentário