Translate

terça-feira, 5 de abril de 2011

O que fazer para evitar as radiações do seu telemóvel

Nora Volkow, investigadora que confirmou que o uso do telemóvel provoca alterações na atividade cerebral, indica o que fazer para diminuir a exposição às radiações.



Nora Volkow, diretora do Instituto Nacional do Abuso de Drogas dos EUA, ficou famosa depois de ter publicado um estudo no The Journal of the American Medical Association que confirmava que o uso de telemóveis provocava alterações na atividade dos cérebros dos humanos.

De acordo com esta investigação, conversar uma hora ao telemóvel basta para provocar um aumento no metabolismo da glucose no cérebro. O estudo apenas confirmou as alterações na atividade do cérebro, deixando para investigações posteriores a análise de hipotéticos efeitos nocivos dessas alterações.

Entrevistada pelo The New York Times, Nora Volkow reitera que nada tem contra os pequenos terminais que andam nos bolsos de toda a gente: "Os telemóveis são fantásticos e fizeram imenso para aumentar a produtividade. Nunca disse a ninguém para deixar de usar telemóveis".

Sem dados que cheguem para concluir um eventual efeito nocivo, Nora Volkow lembra que a distância é uma regra de ouro e deixa algumas dicas para os utilizadores que não querem expor-se às radiações dos telemóveis:

1- Procure afastar o máximo possível o telemóvel da cabeça e do corpo. Opte por conversar em modo de alta voz, ou use auriculares que se ligam ao apaelho através de cabos. Os auriculares Bluetooth emitem radiações com menos intensidade que as radiações do telemóvel.

2- No caso de não gostar de falar em alta voz ou não ter auriculares, opte por usar o telemóvel no modo tradicional, mas tente afastá-lo dos ouvidos o máximo que for possível. Alguns milímetros de distância chegam para reduzir substancialmente a exposição a radiações.

3- Pelos mesmos motivos, evite pressionar o terminal contra a orelha com o objetivo de ouvir melhor. Desloque-se para um local onde pode ouvir melhor e afaste ligeiramente o terminal do ouvido e da cabeça.

4- O estudo de Nora Volkow apenas analisa os efeitos produzidos pelo telemóvel nocérebro humano, mas a bem da precaução, os utilizadores deverão evitar transportar os telemóveis junto ao peito ou nos bolsos das calças.

5- Transporte o telemóvel numa mala ou numa pasta. Caso priviligie a comodidade opte por uma bolsa não metálica que possa ser incorporada no cinto.

Há muito que a comunidade científica estuda os potenciais efeitos nocivos das radiações de telemóveis na saúde dos humanos. As conclusões nunca foram consensuais: há estudos que relacionam a exposição a radiações com o aumento da taxa de incidência de cancros e a diminuição da densidade dos ossos; e há também estudos que negam qualquer efeito nocivo.

À falta de consenso, acresce o facto de muitos destes estudos terem sido realizados com base na análise de telemóveis simples e limitados, que se sabe emitirem menos radiações que os cada vez mais populares smartphones. O que leva a crer que a controvérsia deverá conhecer novos capítulos nos próximos tempos.

Fonte:http://aeiou.exameinformatica.pt/o-que-fazer-para-evitar-as-radiacoes-do-seu-telemovel=f1009143

Nenhum comentário:

Postar um comentário