Translate

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gere eletricidade através do seu... sangue?

Grupo da Universidade de Berna, Suíça, criou uma pequena turbina capaz de gerar eletricidade através do fluxo do sangue

Um dos principais problemas de se implantar dispositivos eletrônicos no corpo como marca-passos, por exemplo, é a necessidade de instalar um aparelho novo com baterias novas de tempos em tempos. Mas uma pequena turbina desenvolvida por um grupo da Universidade de Berna, na Suíça, pode ser a solução para recarregar esse tipo de aparelho sem a necessidade de intervenções médicas.

A turbina minúscula utiliza a corrente sanguínea do paciente para girar e criar energia elétrica, da mesma maneira que uma minúscula usina hidrelétrica. De acordo com Alois Pfenniger, líder do projeto, a turbina se aproveita da pressão arterial para gerar cerca de 1 miliwatt. A quantidade pode não parecer grande, mas já é o suficiente para fazer cerca de 100 marca-passos funcionarem. Atualmente, o grupo está trabalhando para criar um design para a turbina que não atrapalhe de nenhuma maneira a circulação sanguínea, não favorecendo a formação de coágulos, por exemplo.

fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/gere_eletricidade_atraves_do_seu_sangue?utm_source=Tecla%20Email%20Marketing&utm_medium=emailmarketing&utm_campaign=Novo+Google+Chrome+%7C+USB+3.0+%7C+Censura+na+Net+%7C+Realidade+Aumentada&utm_content=S%E9rgio+Reis+sergiocdreis%40yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário