Translate

terça-feira, 24 de maio de 2011

'Metamateriais' podem permitir transmissão de energia wireless mais facilmente.

Criado por pesquisadores da Universidade de Duke, material pode evitar que dispositivos sejam 'fritados' durante a recarga

Engenheiros da Universidade de Duke afirmaram em um estudo que metamateriais poderiam tornar mais fácil a transmissão de eletricidade wireless sem a interferência de microondas e lasers. De acordo com os pesquisadores, uma peça desse tipo de material poderia ser colocada entre a fonte de energia e o dispositivo para funcionar como uma ponte para facilitar a transmissão elétrica.

Pequenas quantidades de energia já podem ser transmitidas através de distâncias curtas, como em dispositivos de radiofrequência ou da tecnologia NFC (near field communication) que permite, por exemplo, o pagamento de contas através de smartphones. Apesar disso, transferências de maior escala, como por exemplo a energia necessária para recarregar um celular, podem ser mais perigosas, já que microondas poderiam "fritar" o dispositivo no meio da recarga.

De acordo com o professor Yaroslav Urzhumov, um dos responsáveis pelo projeto, um metamaterial colocado no meio do caminho poderia funcionar como uma "lente", focando a energia em um ponto e evitando que ela se espalhe pelo ambiente.

Um exemplo desse metamaterial consistiria em uma série de laços de cobre e fibra de vidro, em um padrão semelhante a venezianas. Mas o material precisa ter uma forma específica para cada dispositivo de carregamento wireless disponível em um casa.

fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/metamateriais_podem_permitir_transmissao_de_energia_wireless_mais_facil?utm_source=Tecla%20Email%20Marketing&utm_medium=emailmarketing&utm_campaign=L%EDngua+dos+Rob%F4s+%7C+iPhone+4+filma+em+360+graus+%7C+WinPhone+no+Brasil&utm_content=S%E9rgio+Reis+sergiocdreis%40yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário