Translate

terça-feira, 21 de junho de 2011

RNP inaugura núcleo de telemedicina na UFTM

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugura hoje (15), o núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O núcleo é composto de uma sala de videoconferência com equipamentos para conexão em banda larga, permitindo que a universidade troque informações em tempo real com outras unidades. Assim, a instituição pode integrar os mais de 40 Grupos de Interesse Especial nacionais e internacionais que discutem especialidades da saúde, prática de ensino à distância e assistência a pacientes remotos. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, será possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e segunda opinião à distância.

Rute - Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue).

Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. Com o núcleo da UFTM inaugurado, serão 52 em operação em todo o Brasil.
(FSB-Comunicação-RNP)

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=77995

Nenhum comentário:

Postar um comentário