Translate

terça-feira, 21 de junho de 2011

Vaca transgénica produz leite humano

Investigadores argentinos anunciaram a criação da primeira vaca transgénica que possui dois genes humanos capazes de codificar proteínas presentes no leite materno.


A bezerra Rosita ISA, da raça Jersey, nasceu a 6 de abril; quando for adulta, deve produzir leite com características mais próximas às presentes no leite gerado pelas mulheres. Isso é o que esperam os investigadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária e da Universidade Nacional de San Martín, em Buenos Aires.

A equipa utilizou engenharia genética para construir células transgénicas da vaca e colocar dois genes humanos num único local do genoma bovino. Isto significa que as duas proteínas são expressas juntamente na glândula mamária durante o período de lactação.

Essas células transgénicas passaram por um processo de clonagem, e os embriões obtidos foram transferidos a vacas recetoras. Em abril, uma equipa chinesa tinha anunciado o mesmo feito, porém a sua vaca contém apenas um gene ligado à produção do leite - e não dois, como a da equipa argentina.

As proteínas humanas lactoferrina e lisozima, agora presentes no material genético de Rosita ISA, têm funções antibacterianas que ajudam a regular o sistema imunológico. Normalmente, o leite de vaca quase não contém lisozima, e a atividade da lactoferrina é específica de cada espécie.

O feito não significa, no entanto, que o leite da vaca será idêntico ao humano. Os anticorpos produzidos pela mãe, por exemplo, e que são transmitidos ao bebé durante a amamentação, não são produzidos pela vaca. A pesquisa com a Rosita ISA visa auxiliar a nutrição, e não substituir o aleitamento materno.

fonte:http://aeiou.exameinformatica.pt/vaca-transgenica-produz-leite-humano-video=f1009777

Nenhum comentário:

Postar um comentário