Translate

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aprenda a tirar o máximo de uma câmera digital com um simulador online

Dave Johnson, PCWorld EUA
17-10-2011
O site CameraSim ajuda você a entender como o ISO, velocidade do obturador, abertura do diafragma e outros ajustes afetam as suas fotos.


Você se cansou do “modo automático” e quer aprender como os ajustes de distância focal, ISO, abertura do diafragma, velocidade do obturador e outros afetam suas imagens? Então faça uma visita ao CameraSim, um site que simula a operação de uma câmera DSLR. Com uma interface fácil de usar, você pode mexer em vários ajustes, “bater fotos” e ver os resultados imediatamente.

Ao acessar o site, você verá algo parecido com a imagem abaixo: a cena, uma garota em um parquinho segurando um catavento, é mostrada como seria vista através do visor (viewfinder) da câmera. Logo abaixo ficam os vários controles. Basta clicar no botão Snap Photo! para fazer uma foto da cena com as configurações atuais e ver o resultado. Para voltar à “camera” e fazer outra foto, clique em Return to viewfinder. Agora que você já sabe o básico, é hora de começar a experimentar.



CameraSim: simule o funcionamento de uma câmera DSLR

Use o zoom para variar a perspectiva: o CameraSim faz um ótimo trabalho ao mostrar o resultado da variação na distância entre você e a cena e na distância focal da lente. Vamos começar com a distância: mova o controle Distance para se aproximar ou afastar da cena e note que a garota e o escorregador no fundo não mudam de tamanho na mesma proporção. À medida em que você se aproxima, o primeiro plano (garota) fica “maior” muito mais rápido que o fundo. Esse é o chamado “efeito paralaxe”, que pode ser usado para enfatizar um objeto contra o fundo.

Agora experimente mexer no controle chamado Focal Length (que simula o "zoom" da câmera). Você verá que o primeiro plano e o fundo mudam de tamanho na mesma proporção. Ou seja, usar o zoom não produz os mesmos resultados que usar os seus pés para se aproximar da cena.

Controle a velocidade do obturador para “congelar” a ação: inicialmente o CameraSim está configurado para Shutter Priority (prioridade do obturador). Isto permite que você modifique a velocidade do obturador (shutter speed) e a câmera faça o ajuste correspondente de abertura do diafragma automaticamente.

O padrão no controle Shutter Speed é 1/125 de segundo. Bata uma foto, e você verá que o catavento está um pouco “borrado”. Se você mudar a velocidade do obturador para 1/20, verá que o catavento está completamente borrado. Mas se mudar para 1/500, verá que ele parece estar parado, como se a foto tivesse congelado o movimento.

Mude a exposição: se você mover o controle Shutter Speed muito para a esquerda, (menos de 1/13 de segundo) a abertura do diafragma chega ao limite físico (f/36) e não pode ficar menor. Velocidades do obturador menores do que esta irão gerar uma foto “superexposta”, ou clara demais.

Você também pode subexpor a foto reduzindo a sensibilidade à luz (ISO) do simulador, por padrão definido para ISO 200. Reduza-a para ISO 100 e você verá que quando atingir a velocidade de obturador de 1/1000 de segundo a abertura do diafragma chega ao limite de f/2.8, o máximo possível. Como a câmera não consegue receber mais luz, velocidades de obturador acima de 1/1250 vão gerar uma imagem escura e subexposta.

Use a abertura para mudar a profundidade de campo: a maioria dos fotografos adora “borrar” levemente o fundo da imagem para atrair a atenção para o primeiro plano. Isso é feito com uma grande abertura do diafragma (o que corresponde a um “número f” pequeno). Você pode ver este efeito em ação colocando o CameraSim no modo Aperture Priority e ajustando o controle Aperture para f/2.8.

Como esta é a maior abertura da lente, deve gerar a menor profundidade de campo. O resultado é que o fundo da imagem deve ficar fora de foco. Compare com uma outra imagem feita com os mesmos ajustes mas f/11, por exemplo, e você poderá ver claramente a diferença.

Continue brincando


O CameraSim tem muitas outras possibilidades. Experimente colocá-lo no modo Manual Control para ter liberdade total para modificar os ajustes que quiser. Boa diversão!

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/10/17/aprenda-a-tirar-o-maximo-de-uma-camera-digital-com-um-simulador-online/

Nenhum comentário:

Postar um comentário