Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Somos ETs

Artigo de Antonio Carlos Pavão sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco.

Viemos de fora, somos extraterrestres! Porque somos água. Nosso corpo é constituído por mais de 50% de água. Um bebê tem cerca de 80% de água e conforme envelhece, perde água, mas sempre mais da metade do corpo ainda é de água. De onde veio esta água? Dos cometas, que num passado muito distante colidiram com nosso planeta, segundo a teoria mais aceita atualmente. Cometas são objetos extraterrestres, que circulavam e ainda circulam por todo o cosmos.

Quando a Terra foi formada há uns 4,5 bilhões de anos, tudo era muito quente e toda a água existente se evaporou. Quando a temperatura baixou a Terra continuou sendo bombardeada por inúmeros objetos celestes, como asteróides, grandes rochas dispersas pelo espaço, e também por cometas, que são constituídos basicamente por água. É por isso que quando um cometa passa perto só Sol, sua água evapora devido ao calor, formando aquela atraente e característica cauda. Foi assim que a Terra ganhou água, fonte de toda a vida.

No Espaço Ciência, o museu de ciência de Pernambuco, tem um experimento onde o visitante sobe numa plataforma e vê um tubo se encher de água, com a mesma quantidade que ele tem no corpo. É impressionante ver como somos água. Esta é apenas uma das atrações que diversas instituições de ensino e pesquisa de Pernambuco oferecem ao público nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja abertura será neste domingo 16/10 às 16h no Alto da Sé em Olinda e termina em Porto de Galinhas no domingo 23/10.

São centenas de atividades promovidas por dezenas de instituições (http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/4756.html). Criada por decreto do presidente Lula em 2004, quando o governador Eduardo Campos dirigia o Ministério de Ciência e Tecnologia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano oferece mais de sete mil atividades para a popularização da ciência. Com o tema "Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos", procura esclarecer a população sobre a importância de se apropriar de conceitos de ciência e tecnologia para o pleno exercício da cidadania.

Sim, somos ETs, mas este agora é nosso mundo. É este que precisamos transformar, apoiados na ciência, para garantir uma vida saudável para todos. Participar da Semana Nacional de Ciência é se somar nesta luta. Então, ETs deste planeta, venham todos para o prazer de conhecer e explorar a ciência.

Antonio Carlos Pavão é diretor do Espaço Ciência e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco.

Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79702

Nenhum comentário:

Postar um comentário