Translate

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prós e contras de um exame nacional unificado

Análise de José Carlos Rothen sobre o Enem na Folha de São Paulo de hoje (19).

Final do ano chegando, para muitos se aproxima o martírio dos vestibulares. O primeiro desafio é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que a cada ano está se tornando o vestibular unificado das instituições federais. Ao avaliarmos a pertinência do Enem como vestibular único é necessário considerar diversos lados: dos estudantes, das instituições de educação superior, do ensino médio e da sociedade.

O Enem permite que um ótimo estudante aumente suas opções sem maior investimento físico, mental e financeiro, podendo ingressar em cursos concorridos em instituições localizadas em estados distantes do seu.

Essa vantagem inicial, que não deve ser desconsiderada principalmente pelos mais pobres, pode tornar-se um inconveniente no momento do ingresso no mercado profissional, pois os estágios e oportunidades que se tem durante a vida universitária é uma importante porta para a futura carreira longe de sua terra natal.

A abertura de um curso cumpre relevante papel para o desenvolvimento daquela região e do atendimento de diversas demandas sociais. Porém, elas podem não ser correspondidas por receber alunos de outras regiões. Por exemplo, a maioria dos estudantes de São Paulo que vão cursar medicina no Amazonas, não pretende definitivamente morar naquele estado, ao contrário de um estudante amazonense.

As universidades ao realizarem vestibulares também definem o perfil desejado dos seus alunos. A adesão das universidades federais ao Enem implica, por um lado, em aceitar o perfil de estudante proposto na prova e, por outro, afeta diretamente no trabalho pedagógico das escolas de ensino médio. Se houvesse ampla discussão sobre qual aluno o ensino médio deveria formar, os malefícios de uma prova única seriam minimizados. O que não aconteceu até agora.

José Carlos Rothen, 49, é doutor em políticas educacionais e professor da Universidade Federal de São Carlos.
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79756

Nenhum comentário:

Postar um comentário