Translate

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Universidade americana cria robôs que podem ajudar crianças autistas



Pesquisadores criaram uma máquina capaz de interagir com as crianças e captar suas sensações

Pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul (Estados Unidos) pretendem ajudar crianças autistas com um robô chamado Bandit. O primeiro modelo foi criado em 2010 e hoje já existem seis máquinas de uma nova geração em uso nos Estados Unidos, os Bandit-II.

O androide possui dois braços mecânicos, câmeras incorporadas nos olhos e tem o mesmo tamanho de uma criança. O robô imita o movimento dos pequenos e é capaz de reproduzir suspiros ou expressões de felicidade e tristeza. Segundo o site da USC, o Bandit é uma ferramenta criada apenas para interagir com os humenos.

Maja Mataric, co-diretora do Laboratório de Pesquisa Robótica da universidade, acredita que as máquinas conseguem captar sensações da maioria das crianças com autismo. Para ela, os robôs são muito mais simples do que humanos e isso pode ajudar na interação. No entanto, ela conta que o público em geral ainda não aceita muito bem um robô ou máquina.

Sobre o autismo

O autismo é uma disfunção que se caracteriza por aspectos que indicam déficits na comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. De acordo com a Associação de Amigos do Autista (AMA), essas características estão presentes antes dos 3 anos de idade e atingem 0,6% da população global, sendo quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.


Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/universidade_americana_cria_robos_que_podem_ajudar_criancas_autistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário