Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ciência de um jeito diferente em BH

Metrô da capital e sede da Funed, na Gameleira, vão sediar exposições que prometem despertar interesse dos jovens para a ciência e tecnologia.

Difundir e popularizar o conhecimento científico. Esse é o foco da Semana de Ciência e Tecnologia, que será promovida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de 17 a 21 de outubro, em Belo Horizonte (MG). As atividades promovidas pela Funed fazem parte da semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que é realizada anualmente desde 2006.

A proposta da Fundação Ezequiel Dias para este ano é mostrar - por meio de exposições sobre a história e as atividades desenvolvidas na Fundação - que o conhecimento científico está no cotidiano das pessoas. "Minas Gerais e a Funed ocupam posição de destaque no cenário nacional na área de ciência e tecnologia. Mas muitas pessoas desconhecem os trabalhos de pesquisa, de produção de ciência e de biotecnologia realizados aqui. Vamos tentar mostrar na prática como esse trabalho é realizado", afirma o presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães.

Voltado para o público jovem, o evento, além de popularizar o conhecimento científico, chama a atenção de crianças e adolescentes para a pesquisa. "No momento de interação, temos a possibilidade de estimular as crianças e adolescentes para o mundo da ciência, despertando o desejo de se tornarem futuros pesquisadores", considera a analista de saúde e tecnologia da Fundação, Flávia Cappucio de Resende.

A exposição da Funed contará com atividades em estações específicas do metrô da capital (Central, Carlos Prates e Gameleira), na biblioteca pública e com um circuito especial instalado nas dependências da Fundação, no Bairro Gameleira. Ao todo, serão quatro paradas, também chamadas de estações do conhecimento, que vão abranger temas como biotecnologia; morfologia e diversidade dos animais peçonhentos; processo de extração de veneno; de produção de soros; de produção de medicamentos, além de atividades lúdicas como jogos e cineminha.

Dentre os destaques do evento está a exposição Toque Aqui, com réplicas de animais peçonhentos e peças anatômicas que poderão ser tocadas para portadores de deficiência visual. Essa exposição será montada na estação Carlos Prates, próximo ao Instituto São Rafael, e permite contatos táteis dos visitantes com as peças, permitindo percepção de forma, tamanho, peso, solidez, textura, temperatura e flexibilidade dos animais.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e as exposições das estações ficarão instaladas durante toda a semana, no período de funcionamento do metrô (05h15 às 23h). Já o circuito organizado nas dependências da Funed poderá ser visitado no período de 08h às 17h. Grupos de escolas que pretendem participar do evento deverão fazer inscrição prévia até o dia 14/10.

Semana - Em cada edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aborda uma temática geral, a qual as instituições licitadas, por meio de edital de participação, devem adequar as atividades que serão ofertadas. Este ano, o tema é Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.

Por meio de um edital divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), mais instituições produtoras de conhecimento tiveram a oportunidade de participar com exposições e atividades em Minas Gerais. E, pela segunda vez, a Funed está inserida na programação.

Ao contar sua história em forma de exposições, a Fundação Ezequiel Dias mostrará como o clima de Belo Horizonte contribuiu para a consolidação da instituição aqui no Estado e como cada tipo de ambiente é favorável para a proliferação e transmissão de determinadas doenças.

Para garantir a participação de grandes grupos de alunos nas atividades oferecidas na Funed, é preciso se inscrever pelo e-mail semana.cet@funed.mg.gov.br ou pelo telefax (31) 3314-4748. As visitas guiadas vão ocorrer de 8h às 17h. Para visitação às exposições instaladas nas estações do metrô, não é necessário inscrição.
(Ascom da Funed)
Fonte:http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79703

Nenhum comentário:

Postar um comentário