Translate

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pesquisadores encontram nova praga ao estilo do vírus Stuxnet



Novo software malicioso, chamado de Duqu, foi projetado por programadores com acesso ao Stuxnet original

Os criadores do Stuxnet, um dos vírus responsável pelos ataques mais sofisticados da história, podem ter entrado em ação novamente, segundo informações do New York Times. Em outubro de 2010, a praga infectou instalações nucleares do Irã e da Índia por meio de brechas desconhecidas no Windows.

Na época, um especialista do exército norte-americano, Scott Borg, comentou que um vírus poderia ser criado para "travar ou danificar os controles de usinas nucleares" e que "um pen drive infectado seria suficiente". Coincidência ou não, este foi o mesmo esquema de ataque usado pelo Stuxnet.

Agora, na última terça-feira (18/10), pesquisadores de segurança da Symantec, acreditam que os criadores do Stuxnet desenvolveram um novo software malicioso com um novo formato e nome para realizar ataques. Foram encontrados, na Europa, códigos escritos por programadores que possuem acesso ao Stuxnet original. A nova praga é chamado de Duqu e pode ser utilizada para roubar informações digitais para outro ataque parecido com o ocorrido no Irã. O software foi projetado para ficar até 36 dias no sistema.

"O objetivo do Duqu é conseguir dados de entidades e órgãos de inteligência como, desenvolvedores de sistemas e de softwares de controle industrial, para que eles possam realizar um futuro ataque de forma mais prática", explica um dos pesquisadores da Symantec. "Neste momento, eles estão à procura de informações relevantes como documentos de projetos que poderiam ajudar um futuro ataque em uma instalação de controle industrial", conclui.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/pesquisadores_encontram_nova_praga_ao_estilo_do_virus_stuxnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário