Translate

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atualize os drivers de seu PC com o Perfect Updater

Liane Cassavoy, PCWorld EUA e Rafael Rigues, PCWorld Brasil
14-10-2011
Programa encontra e atualiza drivers antigos automaticamente, ajudando a evitar conflitos e instabilidade de hardware em seu PC

Os gráficos de seu novo jogo estão estranhos, sua conexão Wi-Fi cai a toda hora e a impressora anda se comportando mal na hora de imprimir? Não costuma passar por nossas cabeças, mas a causa do problema pode ser um driver corrompido ou desatualizado em seu sistema.

Drivers são programas que funcionam como mediadores entre o hardware (como uma placa de vídeo) e o sistema operacional, ensinando-o a usar todos os recursos disponíveis. Quando você instala um hardware em um PC, também instala um driver para poder usá-lo. Mas os fabricantes atualizam constantemente os drivers de seus produtos, seja para corrigir problemas, melhorar o desempenho ou adicionar novos recursos. Ao usar um driver antigo, você pode não estar aproveitando o máximo que seu hardware tem a oferecer.

O problema é que atualizar um driver pode ser um incômodo. Você precisa descobrir qual o hardware que está em sua máquina (o que nem sempre é fácil se você comprou ela montada), acessar o site do fabricante, mergulhar na seção de suporte até achar a página correta, ver se há um driver mais novo do que o que está instalado, baixar a versão adequada para seu sistema operacional (Windows XP? Vista? 7? 32 ou 64 Bits?), desinstalar o driver antigo, instalar o novo, reiniciar o PC... não seria mais fácil se houvesse algo que fizesse o “trabalho pesado” automaticamente? Essa é a proposta do Perfect Updater, da Raxco Software.




Perfect Updater: encontre e atualize os drivers antigos em seu PC

Assim que você abre o programa ele faz uma varredura em seu PC em busca de drivers antigos. Quando os encontra, o programa cria uma lista que permite ver facilmente quais são e quão antigos eles são. Só isso já economiza um bom tempo. A versão gratuita do programa para por aqui, mas te dá informação suficiente para que você possa baixar um novo driver manualmente sem perder muito tempo, já que se encarrega de todo o trabalho de descoberta.

Mas se você usar a versão paga (US$ 30) o programa também faz a atualização por você: basta indicar quais drivers quer atualizar. Tudo é feito de forma transparente, sem que você tenha que abrir um navegador ou visitar sites. O programa até cria um ponto de restauração do sistema para você, para que caso algo dê errado você possa “voltar no tempo” e restaurar o Windows a um estado funcional.

Só tive dois pequenos problemas com o Perfect Updater: em um caso ele identificou um driver atualizado como sendo antigo, e em outro ele tentou instalar um driver para minha impressora HP que é incompatível com minha versão do Windows 7. Segundo a fabricante, estes são problemas isolados com o sistema de análise de drivers, que já estão sendo solucionados. Ainda assim, o programa identificou e atualizou corretamente 21 outros drivers.

Por esses probleminhas, não posso dizer que o Perfect Updater é realmente perfeito. Mas fora isso, ele é próximo da perfeição o suficiente.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/10/14/atualize-os-drivers-de-seu-pc-com-o-perfect-updater/

Nenhum comentário:

Postar um comentário