Translate

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cientistas desenvolvem comunicação em tempo real com uso de hologramas

A tecnologia tornou-se conhecida em filmes de ficção científica como Guerras nas Estrelas e servirá para reduzir despesas nas empresas.

Cientistas da Universidade de Arizona desenvolveram um novo sistema de telepresença holográfica que projeta imagens 3D em tempo real, sem a necessidade de utilizar óculos especiais. A tecnologia é semelhante a comunicação via hologramas apresentada em filmes de ficção científica como Guerras nas Estrelas.

"Digamos que eu queira realizar uma apresentação em Nova York. Tudo que eu precisarei são de algumas câmeras e uma conexão rápida com a Internet. Com apenas isso, em qualquer outro local da cidade, seria possível visualizar em 3D o conteúdo filmado através do nosso sistema a laser ", disse o professor de ciências ópticas da entidade, Nasser Peyghambarian, em um comunicado.

Na prática, as imagens são gravadas com câmeras normais, cada uma de um ângulo diferente. Após capturadas, o sistema usa rápidos impulsos a laser para criar hologramas ou pixels das mesmas.

Para Pierre-Alexandre Blanche, professor-adjunto de pesquisa na universidade, a chave do desenvolvimento é "uma tela feita de um novo material fotorefrativo, capaz de atualizar os hologramas a cada dois segundos".

Os sistemas de telepresença estão ganhando popularidade entre as grandes corporações, que querem cortar despesas usando a tecnologia 3D. Segundo Dan Olds, analista do Gabriel Consulting Group Inc, ela poderá ser utilizada em diversos contextos dentro do ambiente corporativo.

"Ela poderá ser útil de diversas formas. Será possível, por exemplo, permitir que profissionais observem o protótipo de um novo produto em 3D sem a necessidade de investimentos na construção física dele", analisou Olds.

(Sharon Gaudin)

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/11/22/cientistas-desenvolvem-comunicacao-em-tempo-real-com-uso-de-hologramas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário