Translate

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Telefonia com qualidade de FM começa ser oferecida na Europa

Relatório da GSA aponta que presença do recurso em novos aparelhos têm levado operadoras a oferecer o serviço de HD Voice em um número maior de países.

Cada vez mais operadoras de telefonia móvel estão lançando serviços de voz em alta definição (HD), permitindo chamadas com qualidade de voz bem superior ao dos padrões tradicionais, apontou um relatório recente da Global Mobile Suppliers Association (GSA).

De acordo com o estudo, esse aumento é resultado da quantidade cada vez maior de aparelhos que oferecem esse recurso, o que tem incentivado as operadoras a investir.

"O interesse atual entre as operadores está relacionado ao número atual de dispositivos que podem realizar e receber chamadas de voz em HD. Muitas pessoas não sabem, mas para que essa tecnologia funcione, os dois telefones precisam utilizar redes e aparelhos com suporte a AMR-WB", explicou o presidente da GSA, Alan Hadden.

O AMR-WB (Adaptive Multi-Rate-Wideband) é um algoritmo de compressão de voz, que duplica a rede de frequências de vozes transmitidas, resultando em um som comparável ao de rádios FM, segundo a empresa francesa Orange.

Embora o primeiro teste da tecnologia em uma rede comercial tenha ocorrido em 2006, pelas empresas Ericsson e T-Mobile, somente nos últimos meses ela começou a conquistar um pouco mais de espaço no mercado.

A Orange, por exemplo, lançou o Mobile HD Voice em sete países do mundo: Moldávia, França, Armênia, Reino Unido, Espanha, Bélgica e Egito (no Cairo). Em 2011, outros quatro países Suíça, Egito, Luxemburgo e República Dominicana também serão capazes de fazer ligações com alta definição, segundo a operadora.

"Outras companhias que também estão adicionando o recurso são: SFR na França, Vipnet na Croácia, Tata DOCOMO na Índia e Megafon na Rússia, de acordo com a GSA. Telstra na Austrália e 3 no Reino Unido, também completam essa lista", comentou o presidente da GSA, Alan Hadden.

No início, o Nokia 6720c foi o único telefone que poderia oferecer a tecnologia. No entanto, atualmente, a Orange já a oferece no N8 e E5 da Nokia. Além disso, outros também já oferecem suporte como o Samsung Omnia 7, o HTC HD Desire, o Nokia 5230 e E72 e o Elm, da Sony Ericsson, declarou a empresa.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/telecom/2010/11/26/telefonia-com-qualidade-de-fm-comeca-ser-oferecida-na-europa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário