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sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Timidez? Twitter para que te quero

A mídia social menos prolixa da internet é mais do que bem-vinda na hora de conhecer pessoas e conquistar seguidores.

É difícil encontrar oportunidade melhor de ampliar a rede de contatos profissional do que eventos. Neles, várias pessoas de interesse comum ouvem exposições de gente relevante do cenário, tudo ao alcance de seu braço, no mesmo local, ao mesmo tempo.

Ocorre que nem todo mundo tem uma personalidade extrovertida. Existem os tímidos que, em meio a dois mil participantes de congressos, sentem-se sufocados e terminam pelos cantos sem fazer contato de 3º grau com outros colegas e/ou potenciais parceiros. Para o consultor e palestrante de mídias sociais, Patrick O´Malley, o Twitter pode amenizar essas barreiras.

Além de ser uma excelente fonte de informações para quem vai aos eventos, especialmente para os tímidos e reservados. “É uma das vantagens das mídias sociais”, diz O´Malley. “Você não precisa ter qualidades especiais para ser lembrado no Twitter; ele te oferece a oportunidade de participar ativamente de conversas sem parecer intrometido, ou coisa semelhante”.

Siga essas cinco dicas de como usar o Twitter de maneira profissional:

1. As #hashtags

É um dos elementos mais importantes de sua rede no twitter. Saiba sempre quais são os Trending Topics (TTs) de sua área de atuação. A maioria dos eventos vai providenciar um código desses para consolidar os tweets. Caso não seja divulgada nenhuma hashtag exclusiva do mesmo, procure no site search.twitter.com e descubra de que forma os participantes se referem ao acontecimento. Se não encontrar nenhuma hashtag, use a sua própria e inicie um movimento de organização.

2. Comece o Buzz

Antes do evento começar, dê uma pesquisada no Twitter em como andam os comentários sobre a conferência. Entre na conversa. Pode também inserir a hashtag em alguns tweets próprios para medir a ressonância. O´Malley sugere que uma simples mensagem do tipo “Alguém vai ao evento #XPTO?“ deve dar início a conversas de 140 caracteres.

3. Seja um líder, mesmo que não se sinta um

“É outra vantagem do Twitter. Mesmo quem não tem o menor perfil de liderança, pode se tornar um sem que ninguém saiba”, diz O´Malley. Uma maneira de isso acontecer é tuitar suas intenções de ir a tal bar depois do evento para tomar um guaraná; aproveite e pergunte se mais alguém quer ir.

Se conseguir unir uma turma, você será o macho alfa do círculo, mesmo que pequeno. Nas conversas tente extrair dos novos contatos suas impressões sobre o evento e as palestras.

4. Seja prestativo

Ao acompanhar a timeline do twitter referente ao evento, seja prestativo e procure ajudar quem dá sinais de estar “enrascado”.

Segundo O´Malley “se alguém tuita uma mensagem de frustração, sobre a duração da bateria do laptop, por exemplo, responda e diga que você tem um cabo suplementar”. Pelo resto do evento as pessoas olharão para você como alguém que se expõe e participa de maneira ativa.

5. Faça um resumo do dia e partilhe

Ao terminarem as sessões do dia, escreva um pequeno post em seu blog e tuite a URL do resumo para seus seguidores (não esqueça de marcar com a hashtag). Bastam umas 200 ou 300 palavras sobre as partes mais relevantes do dia. Esse tweet será valioso àqueles que por algum motivo não puderam comparecer ao evento. Ao usar a hashtag apropriada, seu resumo servirá de norte para os outros participantes; uma forma descomplicada de se orientarem. O´Malley diz que o criador do resumo irá se espantar com o volume de retweets que esse tipo de participação gera.

(Kristin Burnham)

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/11/25/timidez-twitter-para-que-te-quero

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