Translate

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FÍSICO CHINÊS ESTRAGA SONHO DE

Fonte: R7 Notícias de 25.07.2011
Autor do estudo provou que nada pode se mover mais rápido que a velocidade da luz

Se você é um fã incondicional de "De volta para o futuro", o clássico de 1985 dirigido por Robert Zemeckis, é bom mesmo continuar sonhando com o filme norte-americano. Um físico de Hong Kong provou com a publicação de um artigo nessa segunda-feira (25) que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz - estragando assim a ilusão de milhares de pessoas em viajar no tempo, dia desses.

O autor da façanha foi um professor assistente Du Shengwang, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. Ele decidiu colocar um ponto final na discussão por meio de um estudo publicado na revista científica "Physical Review Letters".

A possibilidade foi levantada há aproximadamente dez anos, com a descoberta da chamada propagação superluminal - mais rápida que a luz - de pulsos óticos em meios específicos. Ficou provado que o fato era um fenômeno cisual, mas alguns pesquisadores ainda sustentavam a tese de quem um único fóton poderia superar a velocidade da luz.

Du e seu grupo de estudiosos acredita ter encerrado qualquer dúvida depois de provar que nada é capaz de viajar mais rápido, nem mesmo a menor partícula de luz possível.

De toda a história, uma curiosidade: o governo chinês proibiu, em abril desse ano, a exibição de filmes e programas de TV que mostrassem viagens no tempo. Por enquanto, nem com as aventuras de Marty e Dr. Emmett Brown os chineses podem sonhar.

Fonte:http://www.sbpcpe.org/index.php?dt=2011_07_27&pagina=noticias&id=06700

Nenhum comentário:

Postar um comentário