Translate

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Transmissão sem fio atinge velocidade de 800 Mbps


(Kevin Lee)
Pesquisadores enviaram dados a partir de LEDs piscantes; objetivo é levar conexão a locais nos quais Wi-Fi convencional não é permitido

No ano passado, uma nova tecnologia de rede wireless, que utilizava luz para transmitir dados, deixou o Wi-Fi no chinelo. Este modelo já era muito rápido, porém pesquisadores do Instituto Heinrich Hertz em Berlim, na Alemanha, levaram a tecnologia de WLAN Óptica para velocidades de download que alcançam 800 Mbps.

A WLAN Óptica utiliza diodos emissores de luz (LEDs) e um modulador que faz com que as luzes pisquem mais rápido do que o olho humano consegue acompanhar. A tecnologia compõe um sistema que pode alcançar distâncias de no máximo 30 metros quadrados; o dispositivo receptor precisa apenas de um fotodiodo simples.

O laboratório já havia atingindo velocidades de 500 Mbps utilizando apenas LEDs brancos. Contudo, ao utilizar LEDs com luzes vermelha, azul, verde e branca, foi possível chegar a transmissões de até 800 Mbps.

Os cientistas enxergam o WLAN Óptico como um sistema barato e facilmente modificável, com luzes que podem ser colocadas em qualquer lugar. Os pesquisadores afirmam também que a invenção pode ser utilizada em áreas nas quais o uso de frequências tradicionais ou redes cabeadas é restrito, como em hospitais ou aviões e em circunstâncias nas quais os cabos não podem ser utilizados.

Fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/08/05/transmissao-sem-fio-atinge-velocidades-de-ate-800-mbps/

Nenhum comentário:

Postar um comentário