Translate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

As 10 expressões mais exageradas da TI

Muitos termos que ouvimos sobre tecnologia parecem tão densos como o ar; mesmo assim, circulam por aí.

Muito do que se diz no mundo high-tech parece tão denso como o ar. Por exemplo: uma conexão móvel ou é 4G ou não é. Mas isso pode mudar se quem usa o termo é um CEO com tendências a distorcer a realidade, executivos de marketing ou representantes de venda.

Em outras palavras, o significado para alguns serviços e tecnologias vai depender de com quem você está conversando.

Eis aqui meus 10 termos técnicos favoritos que têm sido diariamente alterados, contorcidos e massageados por alguns dos maiores fornecedores de tecnologia da atualidade.

1. Cloud Computing – Se a coisa envolve alguma conexão à Internet, então com certeza está na “nuvem”. Certo? Errado! (E, para todos os efeitos, dizer “baseado na nuvem” para qualquer coisa soa ainda mais elegante!)

2. Velocidade ‘tipo’ 4G – Bem... Essa maleabilidade do termo 4G é uma reminiscência da época em que o rótulo de “banda larga” se aplicava a qualquer conexão mais rápida que a discada. Caiam na real, operadoras móveis: vocês não estão dizendo a verdade!

3. Líder do setor – Se por “líder do setor” você quer dizer “uma equipe de sete pessoas, com cinco clientes (um dos quais é seu tio), e um desejo enorme de ser comprado o mais cedo possível”, então eu acho que todas as startups realmente têm o direito de usar este slogan de marketing.

4. Segurança online – Agora mesmo tem um rapaz imberbe no interior da Estônia tentando burlar sua “solução de segurança”. Quem sabe não podemos consertar essa brecha daqui a dez anos?

5. Parceiro de valor – Isso até o dia em que o parceiro decidir não renovar seus acordos de licenciamento. Nesse caso, a grande empresa de TI ameaçará esse ex-parceiro de valor da mesma forma que Don Corleone ameaçou seu valoroso irmão Fredo.

6. Não seja mau – Que mal há em uma pequena maldade de vez em quando, desde que se tenha boas intenções?

7. Privacidade no Facebook – As políticas de privacidade dessa rede social (lembre-se do opt-in automático!) parece mudar com a mesma frequência com que Zuckerberg troca de camiseta.

8. Líder de pensamento – Se você já teve uma ideia realmente decente (vá lá, talvez dois ou três insights) a ponto tê-la divulgado em orgulho pelo Twitter ou pelo Facebook, desculpe – isso não o torna um líder de pensamento (ou guru, ou influenciador, ou expert).

9. Disponibilidade geral – Se um produto ainda vem sendo testado por um “grupo seleto de consumidores” (conhecidos também como ‘beta testers’) e tem mais bugs que seus primeiros exercícios de programação da faculdade, então ele não está nem perto do estado de disponibilidade geral (GA, na sigla em inglês).

10. Solução robusta – Desculpe, essa saiu da minha boca sem querer.

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/11/18/as-10-expressoes-mais-exageradas-da-ti/

Nenhum comentário:

Postar um comentário