Translate

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

China lidera o ranking dos supercomputadores mais poderosos do mundo

Ascensão do sistema Tianhe-1A à primeira posição da Top500.org acaba com hegemonia de seis anos dos EUA; Brasil também está na lista.


Uma nova instalação de supercomputador na China chegou ao topo do Top500.org, ranking semestral dos sistemas mais rápidos do mundo.

No novo ranking, que foi divulgado no domingo (14/11), o sistema Tianhe-1A do Centro Nacional de Supercomputação de Tianjin atingiu um desempenho de 2,57 petaflops (quatrilhões de cálculos de ponto flutuante por segundo).

Ele passou o sistema Cray XT5 Jaguar, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que foi o líder da lista anterior e agora cravou 1,75 petaflops.

O Brasil é representado na listas por dois sistemas: um Cray XT6, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que atingiu 205 Teraflops (ou 0,2 Petaflops), e um Sun Blade x6048 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 64 Teraflops. Eles ficaram respectivamente em 29.o e 116.o lugares.

A ascensão da China ao topo da lista Top500.org parece repentina. A primeira vez que se ouviu falar de seu sistema foi no mês passado, no jornal New York Times. Sua estreia marca o fim da liderança de seis anos de sistemas americanos, que começou quando o sistema IBM BlueGene/L, do Departamento de Energia, tomou o lugar do Earth Simulator da japonesa NEC.

Na época em que se tornou o computador mais rápido do planeta, o Earth Simulator causou enorme consternação no Congresso dos EUA, que liberou verbas para que o Departamento de Energia construísse sistemas que pudessem restabelecer a liderança daquele país no campo da computação de alta performance.

Resta saber se a crescente presença da China na lista terá o mesmo efeito. Com 42 sistemas, o país asiático se tornou o segundo em número de máquinas na lista. Os EUA, no entanto, lideram com folga, pois tem 275 sistemas.

Em junho, data da divulgação da lista anterior, a China tinha 24 sistemas no ranking.
Fonte:http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/11/15/china-lidera-o-ranking-dos-supercomputadores-mais-poderosos-do-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário