Translate

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ex-executivos do MySpace lançam serviço de busca baseado em redes sociais

Gravity usa os interesses dos usuários para ajudá-los a achar conteúdos relevantes
Quarta-feira, 17 de novembro de 2010 às 15h26

Uma equipe de ex-executivos do MySpace lançou hoje, em um evento em São Francisco, nos Estados Unidos, uma nova empresa que vai fazer parte do cenário da web 2.0. Um dos fundadores, Amit Kapur disse que saiu do MySpace porque sua nova empresa, a Gravity, traz mais oportunidade de trabalhos. Basicamente, a Gravity usa os interesses dos usuários para ajudá-los a achar conteúdos relevantes.

Apesar do conceito ser bastante parecido com o de outros sites que rondaram o mercado, como o Twine, serviços de compartilhamento de conteúdo, e a MeeHive, leitor de notícias personalizado, Kapur garante que a Gravity será diferente. Para ele, as tentativas anteriores não se aprofundaram no conceito, já a Gravity vai saber lidar com todo o conteúdo, desenvolvendo um sistema de busca avançado e inteligente, e mais que isso, compartilhando e usufruindo das redes sociais.

Segundo Kapur, o primeiro serviço disponibilizado pela empresa será semelhante ao Pandora. Porém, ao invés de pedir ao usuário para procurar por músicas ou recomendar outros sons baseado no gosto dos amigos, o site irá oferecer músicas que o usuário provavelmente vai gostar porque será baseado em seu próprio interesse. O CEO garante que a novidade será como o Pandora, mas para outros interesses da web e não para música.

O Gravity tem construído um modelo de linguagem, atualmente com 100 milhões de frases, que mostra como diferentes interesses se encaixam. A Gravity sabe que "Gol" está relacionado com futebol e se enquadra na categoria de esporte. Então, o site constroi um gráfico de interesse com tudo o que o usuário parece gostar com base no conteúdo de uma rede social, como mensagens do Twitter, Foursquare ou Facebook, por exemplo.

O Twinterest, primeiro serviço disponível a partir desta quarta-feira (17), cria gráficos baseados nos tweets do usuário, além de permitir que ele compare seus interesses com o dos amigos. De acordo com Kapur, além do Twinterests, daqui alguns dias a Gravity deve lançar também o The Orbit, um jornal digital personalizado.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/ex-executivos-do-myspace-lancam-servico-de-busca-baseado-em-redes-sociais/14906

Nenhum comentário:

Postar um comentário