Translate

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Artigo: O departamento de TI vai morrer. E agora?

Na perspectiva da direção, não faz sentido continuar a pagar por uma prestação de serviços que se assemelha a de um encanador.

A morte definitiva do departamento de TI, da forma como é conhecido até hoje, foi decretada. Na perspectiva da direção, não faz sentido continuar a pagar por uma prestação de serviços que se assemelha a de um encanador. Se o tema TI for mencionado em reuniões no conselho da corporação, certamente serão sugeridos os cortes no orçamento da divisão. Em seu lugar, entrarão a virtualização e as nuvens privadas – quem achar que essas duas tecnologias vêm com o intuito de salvar as atribuições da TI, está redondamente enganado.

Projetos de implementar departamentos de TI locais devem ser postos no gelo, pois as chances de serem terceirizados para organizações na Índia ou na China ou de ir parar na nuvem são grandes. Aos departamentos de TI que já funcionam a pleno vapor nas companhias restará o rebaixamento.

Sequer o item segurança escapa desse futuro. Em épocas pós-crise, as organizações reduziram os orçamentos para esse item e – de maneira geral – não houve sérias conseqüências. Equivale a aceitar correr determinados riscos. Possivelmente, os provedores de soluções em TI tentem incrementar os serviços com tecnologias, tais como DLP (Data Loss Prevention – prevenção contra a perda de dados) e SEIM (gestão de eventos e de informações), mas não espere espaço no orçamento para tais soluções.

Cabe a TI se adaptar ao novo panorama. Ao conversar com um executivo ou com fornecedores, a sensação é de novos dilemas e habilidades estarem na agenda para o ano que vem. Selecionamos uma lista de eventos para os quais é melhor preparar a equipe da TI nos próximos 18 meses.

Leia a matéria completa na Computerworld
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2011/01/20/departamentos-de-ti-podem-parar-na-nuvem/


(Galen Gruman)

Fonte:http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/01/26/artigo-o-departamento-de-ti-vai-morrer-e-agora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário