Translate

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Egito tenta conter Internet e celulares

Enviado por luisnassif, sex, 28/01/2011 - 08:25
Por André
E agora internet e celulares são proibidos no Egito após os protestos armados via Facebook e Twitter. Porém, se cortarem, a coisa continuará na base do boca a boca (ou alguém duvida que isso não foi importantíssimo na queda da Cortina de Ferro?). E se cortarem as línguas, será na base do código Morse batido nas palmas de mãos alheias ou mesmo em sinais de fumaça.

le="margin-top: 0.5em; margin-bottom: 0.9em;">Fica a preocupação sobre que rumo esses protestos, inicialmente pacíficos podem tomar. Já são sete os mortos, sendo cinco manifestantes e dois policiais. Portanto, não duvidarei que a natureza que lentamente começa a assumir possa dissuadir outros insatisfeitos com Hosni Mubarak de pôr a cara na rua.
Continuo a me perguntar se temos nessa massa de manifestantes os cristãos coptas, que são 6% da população do país das pirâmides e vêm enfrentando dificuldades em professar sua fé. Que não esqueçamos do fato de que um movimento plurirreligioso pode ter menos risco de descambar para fundamentalismo.

E segue a pergunta sobre o que virá se Hosni Mubarak cair. Está meio na cara que ele não conseguirá passar o poder para seu filho e, se isso acontecer, será na base de uma repressão ainda mais violenta que a atual. Espero que o governo que suceda o do ditador seja melhor e também uma democracia que respeite as liberdades civis (expressão, credo, culto, imprensa etc). É uma esperança, pois sempre há o risco de alguma nova ditadura que, se fanática religiosa ou ideológica, poderá ser ainda pior que a atual, pois além de oprimir terá aquele charme superficial que faz com que otários acreditem na coisa e apoiem, inclusive jogando a culpa em outros países.

Segue:

Egito: internet é interrompida após ameaça de novos protestos
27 de janeiro de 2011 • 22h54 • atualizado às 23h03

A internet foi interrompida no Egito horas antes de grupos opositores ameaçarem organizar manifestações "de ira" em várias cidades nesta sexta-feira, como parte da onda de protestos contra o poder que deixaram sete mortos, cinco manifestantes e dois policiais, além de dezenas de feridos. O bloqueio ocorre pouco tempo depois de o ministério egípcio do Interior advertir que tomaria "medidas decisivas" contra os manifestantes que planejam novos protestos contra o presidente Hosni Mubarak.

Nesta quinta-feira, alguns usuários disseram que não conseguiam acessar a web, enquanto outros informaram que o serviço estava lento e intermitente na capital egípcia. As mensagens de texto de celulares também não puderam ser utilizadas.

Os serviços de telefonia móvel ficaram indisponíveis na terça-feira em uma área do Cairo onde a maioria dos manifestantes estava concentrada. O Twitter informou no mesmo dia que seus serviços foram bloqueados.

Fonte:http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/egito-tenta-conter-internet-e-celulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário